Para garantir a rastreabilidade dos produtos que são produzidos na sua empresa, é necessário seguir alguns passos e procedimentos, os quais serão detalhados nesse artigo.
RASTREABILIDADE
Rastreabilidade de Matéria Prima
Rastreabilidade de Produto Acabado
Rastreabilidade de Matéria Prima
1. Configurações
Inicialmente, é necessário selecionar a opção que permite rastreabilidade no seu sistema. Para configurar o sistema clique em Configurações, depois selecione Parâmetros.
Em seguida, selecione a opções que estão identificadas a baixo:
Em seguida, desça a tela e clique no botão Gravar Alterações.
1. Pedido de Compra
É necessário criar um pedido de compras para cada solicitação de aquisição de produtos feita na empresa. Caso tenha dúvidas de como realizar um novo pedido de compra, acesse o artigo abaixo:
Esses pedidos de compra precisam estar associados ao cadastro correto dos Fornecedores (principalmente CNPJ), pois posteriormente associaremos as entradas dos produtos a esses pedidos emitidos.
2. Desembarque / Entrada de cupom fiscal
Em seguida, será necessário fechar esses pedidos de compras através do Desembarque ou Entrada de Cupom Fiscal que irão movimentar o estoque, mudar o status do pedido de compra para “recebido” e gerar contas a pagar.
Não se esqueça de associar a entrada de produtos aos pedidos de compra realizados. Para saber como realizar o desembarque ou entrada de cupom fiscal, acesse os artigos abaixo:
- Desembarque (para entrada com NF-e)
- Entrada de Cupom (para entrada com cupom, talão, ou outro documento)
3. Criar lotes
Para poder relacionar os produtos fabricados com as matérias primas recebidas, utilizamos o Lote. Entende-se por lote itens que são todos fabricados em série, sob as mesmas condições, em um determinado período, e suas características (físicas, químicas, dimensionais etc.) são idênticas. Esse lote é criado pela empresa, não pelo o que se recebe do fornecedor, afinal o processo de industrialização gera lotes de produção.
Para saber como criar um novo lote, acesse o artigo abaixo:
4. Lançar Movimentações
Sempre que uma movimentação for feita com a matéria prima, é necessário informar no sistema e relacionar ao pedido de compra e ao lote previamente criado. Será necessário informar/realizar as seguintes movimentações de estoque:
- Lançamentos de Perda: se houver alguma perda (defeito, danificação, devolução que não foi recebida, etc), deverá ser lançada a movimentação de perda.
- Lançamentos de Saída: quando o produto sair do Estoque 1 (almoxarifado) e for para a produção, deverá ser lançada uma movimentação de saída.
Para saber como realizar uma movimentação manual no estoque, acesse o artigo abaixo:
1º Modo – Cadastro Manual – Escolha de Produtos
2.1. Entrada no Estoque
Depois do processo de industrialização, o produto que estava na produção deverá entrar no Estoque 2 (produto acabado), então é necessário lançar uma movimentação de entrada no estoque em questão.
Para saber como realizar uma movimentação manual no estoque, acesse o artigo abaixo:
2.2. Embarque
Depois de lançar a nota fiscal com os produtos que foram vendidos, será necessário realizar o Embarque quando os itens efetivamente saírem do estoque, ou seja, o Embarque é feito para lançar a saída do estoque. Pode ser feito ao carregar o caminhão ou ao faturar o pedido de venda como NF-e.
Para saber como efetuar o Embarque, acesse o artigo a seguir:
As movimentações na empresa ficarão de acordo com o esquema abaixo:
2.3. Relatório de Rastreabilidade
O sistema possui um relatório que compila todas as informações de rastreabilidade que foram preenchidas durante o processo, facilitando a localização de determinado produto de certo lote, pedido de compra, nota fiscal ou pedido de venda.
Para gerar o relatório, acesse o módulo Expedição, clique em Estoque, depois em Relatórios e selecione Rastreabilidade.
Preencha o código do produto que deseja rastrear ou a descrição do produto. Selecione o produto desejado.
Depois preencha uma das seguintes informações:
- Lote
- Pedido de compra
- Pedido de venda / número da nota
Será gerado um relatório semelhante ao exemplo abaixo:
– Por lote
Produto: Produto Acabado
Produto: Matéria Prima
– Por pedido de compra
Produto: Produto Acabado
Produto: Matéria Prima
– Por pedido de venda
Produto: Produto Acabado
Produto: Matéria Prima
Rastreabilidade de Produto Acabado
2.1. Entrada no Estoque
Depois do processo de industrialização, o produto que estava na produção deverá entrar no Estoque 2 (produto acabado), então é necessário lançar uma movimentação de entrada no estoque em questão.
Para saber como realizar uma movimentação manual no estoque, acesse o artigo abaixo:
2.2. Embarque
Depois de lançar a nota fiscal com os produtos que foram vendidos, será necessário realizar o Embarque quando os itens efetivamente saírem do estoque, ou seja, o Embarque é feito para lançar a saída do estoque. Pode ser feito ao carregar o caminhão ou ao faturar o pedido de venda como NF-e.
Para saber como efetuar o Embarque, acesse o artigo a seguir:
As movimentações na empresa ficarão de acordo com o esquema abaixo:
2.3. Relatório de Rastreabilidade
O sistema possui um relatório que compila todas as informações de rastreabilidade que foram preenchidas durante o processo, facilitando a localização de determinado produto de certo lote, pedido de compra, nota fiscal ou pedido de venda.
Para gerar o relatório, acesse o módulo Expedição, clique em Estoque, depois em Relatórios e selecione Rastreabilidade.
Preencha o código do produto que deseja rastrear ou a descrição do produto. Selecione o produto desejado.
Depois preencha uma das seguintes informações:
- Lote
- Pedido de compra
- Pedido de venda / número da nota
Será gerado um relatório semelhante ao exemplo abaixo:
– Por lote
Produto: Produto Acabado
Produto: Matéria Prima
– Por pedido de compra
Produto: Produto Acabado
Produto: Matéria Prima
– Por pedido de venda
Produto: Produto Acabado
Produto: Matéria Prima
Surgiram dúvidas? Temos especialistas abastecidos com café e prontos para te atender!