Centro de Custo

O que é um Centro de Custo

Centros de custo são divisões dentro da empresa que agrupam receitas e despesas, facilitando a análise dos ganhos e gastos e auxiliando nas decisões gerenciais.

Ao cadastrar os centros de custo, você poderá selecioná-los em suas contas e ter um relatório completo de quanto gastou ou recebeu. (Exemplo de centro de custo: Aluguel, serviços, combustível, confraternização, correios, vendas, entre outros). Para saber mais acompanhe nosso manual.


Para cadastrar/editar um centro de custo, você deve acessar o módulo Financeiro, na opção Cadastros e clicar em Centro de Custo.

-Cadastrar Centro de Custo
-Cadastrar Centro de Custo (nova versão DRE)
-Editar Centro de Custo
-Deletar Centro de Custo
-Emitir Relatório de Centro de Custo

Nessa tela você poderá pesquisar um centro de custo, editar através do botão ações ou cadastrar um novo.

 


1- Caso não tenha ativado a Nova Versão de DRE.

Clique em Novo Centro de Custo.

Preencha os campos principais indicados abaixo:

Código: Coloque o código que irá utilizar neste centro de custo (apenas números e pontos).

Descrição: Coloque a descrição para identificar o Centro de Custo.

Classificação (Custo)
– Custo Fixo
Selecione essa opção quando o custo for fixo. Ex.: Aluguel.

– Custo Variável: Selecione essa opção quando o custo for variável. Ex.: Conserto de uma máquina.

Classificação (Tipo)
– 
Receita: Selecione essa opção quando o centro de custo for utilizada no contas a receber.

– Despesa: Selecione essa opção quando o centro de custo for utilizado no contas a pagar.

Para finalizar o seu cadastro, clique em Cadastrar.


2- Caso tenha ativado a Nova Versão de DRE (Configurações > Parâmetros aba Financeiro).

Clique em Novo Centro de Custo.

Preencha os campos principais indicados abaixo:

Nível: Selecione o Nível que irá utilizar neste centro de custo.
Caso selecione o nível 2, deve já ter cadastrado o nível 1, para poder referenciá-lo no campo Centro de Custo Pai.
Caso selecione o nível 3, deve já ter cadastrado o nível 2, para poder referenciá-lo no campo Centro de Custo Pai e abrirão os campos Responsável e Departamento para preenchimento.
Caso selecione o nível 4, deve já ter cadastrado o nível 3, para poder referenciá-lo no campo Centro de Custo Pai e abrirão os campos Responsável e Departamento para preenchimento.

Código: Coloque o código que irá utilizar neste centro de custo (apenas números e ponto).

Descrição: Coloque a descrição para identificar o centro de custo

Classificação (Custo)
– Custo Fixo
Selecione essa opção quando o custo for fixo. Ex.: Aluguel.

– Custo Variável: Selecione essa opção quando o custo for variável. Ex.: Conserto de uma máquina.

Classificação (Tipo)
– 
Receita: Selecione essa opção quando o centro de custo for utilizada no contas a receber.

– Despesa: Selecione essa opção quando o centro de custo for utilizado no contas a pagar.

Para finalizar o seu cadastro, clique em Cadastrar.

 


Editar Centro de Custo

Para editar um Centro de Custo, clique em  Ações e escolha editar. Faça as alterações desejadas e clique em Gravar Alterações.


Deletar Centro de Custo

Para deletar um Centro de Custo, clique em Ações e escolha deletar. Para confirmar clique em Sim.


Emitir Relatório de Centro de Custo

Para emitir  um relatório de Centro de Custo, acesse Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios > Centro de Custo.
Selecione a empresa e clique em Adicionar.
E clique em Gerar Relatório PDF ou Excel ou Online.


Nível:

Existem 4 hierarquias dentro do centro de custo que são formadas por 4 níveis, exemplo: 1, 1.1, 1.1.1 e 1.1.1.1.
Os dois primeiros níveis hierárquicos são considerados como nível sintético, ou seja, eles não recebem movimentações. Nível 1 é a soma do nível 2 e nível 2 é a soma dos níveis 3 e 4.
O terceiro e quarto níveis são analíticos, eles recebem as movimentações
Os níveis serão utilizados para configurar o relatório DRE em Financeiro > Análise Financeira > Relatórios > DRE.


Obs.:

  • Relatório Anual por Centro de Custo só traz as informações de centros de custo coerentes com sua divisão, Contas a Pagar só utiliza centros de custo do tipo despesa e contas a receber, centros de custo do tipo receitas).

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