Clientes – Vendas

O cadastro de clientes permite que você insira o mesmo em pedidos, propostas, notas fiscais, além de conseguir rastrear o status do cliente dentro da sua empresa, como por exemplo com relatórios de vendas, curva ABC, top 10, entre outras funcionalidades. Para saber mais, acompanhe nosso manual.

Cadastrar Cliente Vendas
Editar Cliente
Deletar Cliente
Histórico
Importar Cliente por Planilha


Cadastrar Clientes – Vendas

Para cadastrar um Cliente, você precisa acessar o módulo Vendas, na opção Cadastros e clicar em Cliente.

Ao lado esquerdo da tela, clique em Novo Cliente.

A seguir, informe os Dados Cadastrais

Defina o Tipo de Pessoa: 

  • Pessoa Física – Para preencher com o RG e CPF da pessoa responsável.
  • Pessoa Jurídica – Se possuir CNPJ.

CFP/CNPJ: Digite o CFP ou CNPJ.

Inscrição Estadual/RG: Se o cliente for pessoa física, você deverá preencher esse campo com o RG do responsável e se for pessoa jurídica deverá preencher com o número da inscrição estadual. Caso não saiba o número da IE, consulte no  SINTEGRA..

Razão Social: Nome devidamente registrado da empresa ou nome da pessoa física.

Nome Fantasia: Nome popular da empresa.

E-mail do Depart. Financeiro: Esse campo deverá ser preenchido o e-mail do cliente, o qual receberá o XML quando a nota for emitida.

Telefone: Telefone para contato com a empresa.

Endereço: Campo obrigatório para registro do endereço que sairá na nota.
Obs: Colocando o CEP, automaticamente as informações do campo Logradouro, Bairro, UF Cidade serão preenchidas.

Na aba Faturamento:

Tipo: Neste campo você deverá informar o cadastro como Cliente.

Imposto: Informe se a empresa do cadastro é do Simples nacional ou Regime normal (Lucro Presumido).

Consumidor Final: coloque SIM se o cliente for pessoa física ou se for pessoa jurídica sem inscrição estadual (ISENTO). Coloque NÃO se for pessoa jurídica com inscrição estadual.

Tipo de Contribuinte: observe os critérios abaixo

  • 1 – Contribuinte ICMS: se o cliente é pessoa jurídica e possui inscrição estadual.
  • 2 – Contribuinte ISENTO: se o cliente é pessoa jurídica, sem inscrição estadual e não pertence a esses estados: AM, BA, CE, GO, MG, MS, MT, PA, PE, RN, SE, SP.
  • 3 – Não contribuinte: se o cliente é pessoa física ou pessoa jurídica sem inscrição estadual e pertence a esses estados. AM, BA, CE, GO, MG, MS, MT, PA, PE, RN, SE, SP.

E-mail do Dpto. Fiscal: Informe o email do cliente.

Após o preencher os campos listados acima, clica em Cadastrar Cliente/Fornecedor, que se localiza abaixo na parte inferior da tela.

Todos os seus cadastros de clientes e fornecedores ficarão salvos em Vendas > Cadastros > Cliente.

Para facilitar a busca pelo cliente, utilize o filtro digitando o nome da empresa cadastrada e clique em pesquisar.


Editar

Para editar os dados de um cliente, clique no botão Ações e escolha Editar. Faça as alterações desejadas e clique em Gravar Alterações.


Deletar

Para deletar um cliente, clique no botão Ações e escolha deletar.

Para Deletar vários clientes de uma vez, selecione os clientes desejados e em Ações em Massa clique em Deletar. Para confirmar clique em OK.


Histórico

Para adicionar um Histórico, clique em Ações, Histórico e clique em Adicionar Histórico.

Digite a informação desejada e clique em Gravar Alterações.


Importar Clientes

Para importar clientes através de planilha, acesse Vendas, Cadastros, Clientes e clique no botão Importar Clientes/Fornecedor.

Baixe o arquivo de exemplo no final da página.

Preencha conforme orientações da página. Depois de preenchido importe o arquivo para o sistema, clicando em Escolher Arquivo em Enviar Arquivo CSV.


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