Gerenciar CTe

Emitir Carta de Correção
Imprimir DACTE – CTE
Imprimir Carta de Correção de CTe – DACCE
Envio por Email
Download XML
Cancelar CTE
Confirmar Entrega
Cancelar Confirmação de Entrega
Insucesso na Entrega
Cancelar Insucesso na Entrega


Carta de Correção de CTe – DACCE

A Carta de Correção eletrônica é um documento digital que tem como objetivo corrigir algumas informações de documentos fiscais. Para saber mais acompanhe nosso manual.

 Emitir Carta de Correção de CTe

Para fazer uma carta de correção de um conhecimento de transporte que já foi emitido, você precisa ir no módulo Faturamento, na opção CTe, e clicar em Gerenciar, como mostrado abaixo:

Nos filtros de pesquisa, você pode colocar as informações do conhecimento que você vai corrigir e clicar em pesquisar.

Após achar o conhecimento que você precisa, você clica no botão Ações, e na opção Correção.
Após clicar nessa opção, você precisa selecionar o Tipo de Correção a ser efetuada e digitar a mensagem da carta de correção, tendo no mínimo 15 caracteres e não podendo ter caracteres especiais, como “ã” ou “ç”. Clique em Alterar.


– Imprimir Carta de Correção de CTe

Para imprimir uma carta de correção de um conhecimento de transporte que já foi emitido, você precisa ir no módulo Faturamento, na opção CTe, e clicar em Gerenciar, como mostrado abaixo:

Nos filtros de pesquisa, você pode colocar as informações da carta que você quer imprimir e clicar em pesquisar.

Após achar o conhecimento que você precisa, você clica no botão Ações, e na opção DACCE.

Após clicar nesse botão, a carta de correção será carregada, e você poderá imprimir ou baixá-la.


Enviar por Email

Para enviar o XML e o DACTE de um conhecimento que já foi emitido, você precisa ir no módulo Faturamento, na opção CTe, e clicar em Gerenciar, como mostrado abaixo:

Nos filtros de pesquisa, você pode colocar as informações do conhecimento que você precisa enviar por email e clicar em pesquisar.

Após achar o conhecimento que você precisa, clique no botão Ações e na opção Enviar por email.

Após clicar nesse botão, o xml e pdf serão enviados para o email que está cadastrado no registro do destinatário.

Imprimir DACTE – CTe

Para gerar o DACTE de um conhecimento que já foi emitido, acesse o módulo Faturamento, na opção CTe, e clicar em Gerenciar, como mostrado abaixo:

Nos filtros de pesquisa, você pode colocar as informações do conhecimento que você deseja gerar o DACTE e clicar em pesquisar.

Após achar o conhecimento que você precisa imprimir, você clica no botão Ações, e na opção DACTE.

Irá carregar uma tela com seu DACTE, que você pode imprimir ou salvar.


Download XML

Para baixar o XML de um conhecimento que já foi emitido, você precisa ir no módulo Faturamento, na opção CTe, e clicar em Gerenciar, como mostrado abaixo

Nos filtros de pesquisa, você pode colocar as informações do conhecimento que você precisa baixar o xml e clicar em pesquisar. Após achar o conhecimento que você precisa, você clica no botão Ações, e na opção XML.

Após clicar nesse botão, seu xml será baixado.


Cancelar CTe

Para cancelar um conhecimento de transporte que já foi emitido, você precisa ir no módulo Faturamento, na opção CTe, e clicar em Gerenciar, como mostrado abaixo:

Nos filtros de pesquisa, você pode colocar as informações do conhecimento que você quer cancelar e clicar em pesquisar. Após achar o conhecimento que você precisa, você clica no botão Ações, e na opção Cancelar.

Após clicar nessa opção, você precisa colocar a justificativa do seu cancelamento, tendo no mínimo 15 caracteres e não podendo ter caracteres especiais, como “ã” ou “ç” e clique em Enviar.


Confirmar Entrega

As empresas e as transportadoras continuam utilizando o tradicional “Canhoto da Nota Fiscal” contido na representação impressa do CT-e para comprovação da entrega da mercadoria ao destinatário.

A Função “Confirmar Entrega” do CT-e auxilia a instrução de processos administrativos, judiciais e financeiros que envolvem a relação emissor/destinatário do NF-e, ou transportador responsável pela entrega da mercadoria (emissor de CT-e).  Tem como objetivo instituir uma infraestrutura digital de comprovação de entrega/recebimento de mercadorias, a partir da captura de imagens e registros de eventos nos documentos fiscais eletrônicos utilizados pelas empresas emitentes do CT-e.

No Sistema da NF Service, para confirmar a entrega acesse o módulo Faturamento, clique na opção CT-e e depois em Gerenciar.  Procure pelo CT-e que deseja confirmar a entrega e ao encontrá-lo, clique no botão Ações e depois em Confirmar Entrega.

Na tela seguinte, preencha os campos abaixo:

Nome do Recebedor:  escreva o nome da pessoa que recebeu a mercadoria;

Documento do Recebedor: informe o RG ou CPF da pessoa responsável pelo recebimento da mercadoria.

Data da Entrega: preencha com a Data  que a mercadoria foi entregue.

Hora da Entrega: informe a hora da entrega da mercadoria.

Escolher Arquivo:  Anexe uma foto tirada no local da entrega como comprovação de que a mercadoria foi entregue.  Só serão aceitos arquivos nos formatos .png, .jpg e .jpeg

O demais campos serão preenchidos automaticamente pelo sistema, com base nas informações do Documento Fiscal em questão.

Para concluir, clique no botão “Enviar”.  Lembrando que esse procedimento requer o Certificado Digital pois essas informações  também serão enviadas e registradas na SEFAZ

 

 


Cancelar Confirmação de Entrega

Para cancelar um evento registrado de Confirmação de Entrega, acesse o módulo Faturamento, clique na opção CT-e e depois em Gerenciar.  Procure pelo CT-e que deseja cancelar o evento de Confirmação de Entrega e ao encontrá-lo, clique no botão Ações e depois em Cancelar Entrega.

Na tela seguinte, verifique os dados apresentados e clique em Enviar:

 

 


Insucesso na Entrega

Publicada em 23 de março de 2023, no Portal do Conhecimento de Transporte Eletrônico – SVRS, a Nota Técnica 2023.002 versão 1.00, com mudanças impactando no Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e, modelo 57.

Através do Ajuste SINIEF nº 50/2022 foram acrescentados os eventos Insucesso na Entrega do CT-e, e Cancelamento do Insucesso na Entrega do CT-e ao documento fiscal eletrônico, e estarão disponíveis somente a partir da versão 4.00 do CT-e.

Os ajustes dos Sinief 39/21 e 50/22 deixaram claros que o evento eletrônico pode substituir o canhoto de entrega e/ou a indicação anotada no verso do insucesso da entrega.

O evento de  “Insucesso na Entrega do CT-e”, regista e envia para a Sefaz informações do Ct-e que não foi entregue, data e hora da tentativa de entrega e imagem do insucesso na entrega, este evento é replicado para as NFes vinculadas ao CT-e. Antes deste evento, o entregador precisava do documento impresso (Dacte), para poder anotar os dados do insucesso na entrega, agora ele pode efetuar a registro eletronicamente, a partir da captura de imagens e registros de eventos nos documentos fiscais eletrônicos utilizados pelas empresas emitentes do CT-e.

No Sistema da NF Service, para registar o Insucesso na Entrega do CT-e, acesse o módulo Faturamento, clique na opção CT-e e depois em Gerenciar.  Procure pelo CT-e que deseja registar o insucesso e ao encontrá-lo, clique no botão Ações e depois em Insucesso na Entrega.

 

Na tela seguinte, preencha os campos abaixo:

Número da Tentativa de Entrega do CT-e:  escreva o número da tentativa de entrega;

Tipo do Motivo: escolha um motivo. Se escolhido Outros, deverá preencher a Justificativa;

Justificativa:  deverá ser preenchida caso o tipo do motivo acima seja Outros;

Data da Tentativa de Entrega:: informe a data da tentativa de entrega da mercadoria;

Hora da Tentativa de Entrega:: informe a hora da tentativa de entrega da mercadoria;

Foto De Comprovação Da Tentativa de Entrega:  Anexe uma foto tirada no local da entrega como comprovação de que houve tentativa de entrega da mercadoria.  Só serão aceitos arquivos nos formatos .png, .jpg e .jpeg;

O demais campos serão preenchidos automaticamente pelo sistema, com base nas informações do Documento Fiscal em questão. Ou digite o endereço do Recebedor ou Latitude e Longitude;

Para concluir, clique no botão “Enviar”.  Lembrando que esse procedimento requer o Certificado Digital pois essas informações  também serão enviadas e registradas na SEFAZ.

 


Cancelar Insucesso na Entrega

Para cancelar um evento registrado de tentativa de entrega Insucesso na Entrega, acesse o módulo Faturamento, clique na opção CT-e e depois em Gerenciar.  Procure pelo CT-e que deseja cancelar o evento de Insucesso na Entrega e ao encontrá-lo, clique no botão Ações e depois em Cancelar Insucesso na Entrega.

Na tela seguinte, verifique os dados apresentados e clique em Enviar:

 


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