Gerencie as notas emitidas, cancelamento, histório de envio de email, impressão do DANFE, XML. Para saber mais acompanhe nosso manual.
Para saber como emitir uma NFe clique aqui.
Histórico de Envio de Email
Cancelar NFe
Carta de Correção
Imprimir Duplicatas
Enviar XML por Email
DANFE
Baixar XML
Excluir
Importar TXT
Confirmar Entrega
Dados da Entrega
Histórico de Envio de Email
Para ver o histórico de envio de email de uma nota para seu cliente, você precisa ir no módulo Faturamento, na opção NFe, e clicar em Gerenciar, como mostrado abaixo.
Nos filtros de pesquisa, você pode colocar as informações da nota que você precisa ver o histórico de envio e clicar em pesquisar. Após achar essa nota, você clica no botão Ações, e na opção Histórico de Envio.
Cancelar NFe
Para cancelar sua nota que já foi emitida, você precisa ir no módulo Faturamento, na opção NFe, e clicar em Gerenciar, como mostrado abaixo
Nos filtros de pesquisa, você pode colocar as informações da nota que você precisa cancelar e clicar em pesquisar. Após achar sua nota, você clica no botão Ações, e na opção Cancelar. Seu motivo de cancelamento precisa ter no minimo 15 caracteres, sem caracteres especiais ( ç, ã, é).
Após colocar o motivo do cancelamento, é só clicar em Enviar. Se o cancelamento for autorizado pela Sefaz, você receberá uma mensagem de cancelamento realizado com sucesso.
Ao cancelar uma NFe, o pedido de venda referente a esta nota (caso haja) não poderá ser cancelado (nem aparece a opção em ações), e ele some da tela de vendas pedidos/propostas e pode ser visto no relatório de pedido cancelados.
Os produtos voltam para o estoque (na ficha do produto ficará a saída e a entrada referente aos produtos desta nota).
E o financeiro não é cancelado , tem que cancelar manualmente.
Baixar XML
Para baixar o XML de uma nota fiscal eletrônica (NF-e) que já foi emitida, você precisa ir no módulo Faturamento, na opção NF-e, e clicar em Gerenciar, como mostrado abaixo:
Nos filtros de pesquisa, você pode colocar as informações da nota que você precisa baixar o XML e clicar em Pesquisar.
Clique no botão Ações, e na opção XML.
Após clicar nesse botão, seu XML será baixado.
Carta de Correção
A Carta de Correção eletrônica é um documento digital que tem como objetivo corrigir algumas informações de documentos fiscais. Para saber mais acompanhe nosso manual.
– Carta de Correção da NFe Considerações
– Emitir Carta de Correção
– Imprimir Carta de Correção
– Carta de Correção: Tudo que você precisa saber sobre a CCe
A Nota fiscal Eletrônica (NFe) tem se tornando realidade para quase todas as empresas do Brasil e a cada dia que passa, mais empresas estão obrigadas a utilizá-la. Desta forma, não é incomum que no meio de tantas emissões diárias ocorram erros humanos em alguns lançamentos, ou que haja necessidade de alterar dados de algumas notas fiscais eletrônicas (NFe).
Antigamente utilizava-se formulários de correção, cujos modelos podiam ser encontrados até mesmo em livrarias, e eram anexados junto as notas físicas. Acontece que agora tudo está no mundo digital, inclusive o registro dessas cartas de correção (CC-e = Carta de Correção Eletrônica) e por isso resolvemos fazer esse artigo explicando melhor como isso funciona e quais os critérios para se corrigir uma nota fiscal eletrônica de forma correta.
Quando posso emitir uma carta de correção:
Toda vez que você necessitar alterar alguma informação de uma Nota fiscal Eletrônica, você poderá emitir uma Carta de Correção Eletrônica (CC-e). Note que não é possível alterar dados que influenciem nos valores das notas, como base de cálculo etc (mais explicações a seguir).
Quantas Cartas de Correção Eletrônicas (CCe) posso emitir por Nota Fiscal Eletrônica (NFe)?
Você pode emitir até 20 cartas de correção eletrônicas por nota fiscal eletrônica. As mesmas ficarão armazenadas no portal da NFe, mas lembre-se que a cada carta de correção (CC-e) emitida, você substitui a anterior, então caso necessário, você deve descrever nas demais cartas todas as correções da carta de correção anterior que você desejar que continuem válidas.
Na Carta de Correção (CCe), posso alterar qualquer campo da nota fiscal?
Não, existem alguns campos que são proibidos de serem alterados na carta de correção, e somente com um cancelamento ou emissão de nota complementar você poderá retificá-los. Esses campos proibidos são:
Variáveis que alteram os valores dos impostos ou tributos, exemplo: alíquotas, bases de cálculo, preços, quantidades etc;
Dados de cadastro do emitente ou do destinatário;
Data de emissão ou data de saída da NFe.
Quanto tempo depois de emitida a Nota Fiscal Eletrônica eu ainda posso fazer uma carta de correção?
Você tem até 30 dias para emitir as cartas de correção referentes a uma nota fiscal – NFe.
Após feita a carta de correção, onde faço a impressão da mesma? Isso é obrigatório?
Não é obrigatório imprimir e anexar na DANFE a carta de correção. Todavia, realizar a impressão da carta de correção (CCe) facilita muito para quem irá receber a nota fiscal (ou para quem vai transportar a mercadoria) saber bem todos detalhes sobre a operação. Essa impressão pode ser realizada diretamente do portal da NFe (http://www.nfe.fazenda.gov.br/) acessando a aba Serviços e depois Consultar NFe completa.
Na prática, como descrevo ou seleciono as alterações que quero fazer na nota ao fazer uma carta de correção?
A carta de correção eletrônica (CCe) é feita mediante descrição textual, ou seja, você terá um campo livre para descrever tudo aquilo que deseja alterar em sua nota fiscal eletrônica (NFe) da forma mais clara e objetiva possível.
Veja alguns exemplos do que poderá ser escrito na Carta de Correção:
“Altera-se o número de volumes de 8 para 10”
“Altera-se a transportadora utilizada de Tranportadora 1 LTDA para Transportadora 2 LTDA”
“Altera-se o peso total de 100 para 140kg”
Há quem prefira uma descrição mais formal:
“No campo descrição do produto, Onde se lê: bola azul Leia-se: bola vermelha.”
– Emitir Carta de Correção
Para carta de correção de uma nota que já foi emitida, clique no módulo Faturamento, na opção NFe, e clique em Gerenciar, como mostrado abaixo:
Nos filtros de pesquisa, você pode colocar as informações da nota que você precisa cancelar e clicar em pesquisar. Ex.: Data de Emissão, Chave, Tipo, Série, Número, Destinatário, UF, etc.
Após achar sua nota, você clica no botão Ações, e clique na opção Carta de Correção , digite o texto da correção desejada: (mínimo de 15 caracteres e máximo de 1000 caracteres, sem caracteres especiais: ç, ã, é, etc). Ex.:”Altera-se o número de volumes de 8 para 10”, “Altera-se o peso total de 100 para 140kg”, etc.
Após colocar o motivo do correção, é só clicar em Enviar.
Se a correção for autorizada pela Sefaz, você receberá uma mensagem de Evento Registrado e vinculado a NF-e.
E se quiser visualizar ou imprimir a carta de correção, clique no botão Clique aqui para gerar o DACCE.
– Imprimir Carta de Correção
Para imprimir a carta de correção de sua nota que já foi emitida, clique no módulo Faturamento, na opção NFe, e clicar em Gerenciar, como mostrado abaixo:
Nos filtros de pesquisa, você pode colocar as informações da nota que você imprimir sua carta de correção e clicar em pesquisar. Ex.: Data de Emissão, Chave, Tipo, Série, Número, Destinatário, UF, etc.
Após achar a nota que você precisa, você clica no botão Ações, e na opção DACCE.
Irá carregar a carta de correção, que você pode imprimir ou salvar.
Imprimir Duplicatas
Para imprimir a duplicata de sua nota que já foi emitida, você precisa ir no módulo Faturamento, na opção NFe, e clicar em Gerenciar, como mostrado abaixo:
Nos filtros de pesquisa, você pode colocar as informações da nota que deseja imprimir a Duplicata e clicar em Pesquisar. Ex.: Data de Emissão, Chave, Número da Nota, Cliente, etc.
Após achar a nota que você deseja imprimir, clique no botão Ações, e na opção Duplicata.
Irá carregar uma tela com sua duplicata, que você pode imprimir ou salvar.
Para gerar as duplicatas de várias notas de uma só vez, marque a caixa que tem do lado de todas as notas que você quer imprimir as duplicatas.
Depois de marcadas as notas que você quer imprimir as duplicatas, você deve selecionar a opção Duplicata no selecionador abaixo do texto Ações, como mostrado abaixo. Após selecionar, você deve clicar em Enviar.
Assim que clicar em Enviar, carregará uma página com todas as duplicatas das notas selecionadas.
Enviar XML por Email
Para enviar um email com XML para seu cliente, de uma nota que já foi emitida, você precisa ir no módulo Faturamento, na opção NFe, e clicar em Gerenciar, como mostrado abaixo:
Nos filtros de pesquisa, você pode colocar as informações da nota que você precisa enviar email e clicar em pesquisar. Ex.: Data de Emissão, Série, número, chave da nota, etc.
Após achar a nota que você precisa, clique no botão Ações e na opção Enviar por E-mail.
Após clicar nesse botão, seu email será enviado para o cliente! Lembrando que o email de seu cliente precisa estar cadastrado nas informações dos clientes. Para saber como incluir ou editar o email no cadastro de cliente clique aqui.
Para enviar XML e DANFE de várias notas, marque as caixas ao do lado das notas que você deseja enviar por email.
Lembrando que os emails de seus clientes precisam estar cadastrados no cadastro de clientes.
Abaixo do texto Ações, na caixa de seleções, você deve selecionar a opção Email, como mostrado abaixo. Após selecionar, você deve clicar em Enviar.
Assim que clicar em Enviar, as notas serão enviadas para os emails cadastrados de seus clientes.
Caso queira ver o histórico de envios, clique no botão Ações, e na opção Histórico de Envio.
Irá carregar uma tela com todos os envios feitos para seu cliente.
DANFE
Para imprimir ou visualizar o DANFE, clique em Ações e escolha DANFE.
Excluir NFe em Digitação
Para excluir uma nota em digitação, clique em Ações e escolha Excluir.
Importar TXT
Algumas empresas utilizam outros programas que geram um arquivo txt com as informações para gerar a nota. Para importar este txt acesse Faturamento, Gerenciar e clique em Escolher Arquivo e selecione o arquivo txt a ser importado.
Confirmar Entrega
As empresas e as transportadoras continuam utilizando o tradicional “Canhoto da Nota Fiscal” contido na representação impressa da NFe para comprovação da entrega da mercadoria ao destinatário.
A Função “Confirmar Entrega” da NFe auxilia a instrução de processos administrativos, judiciais e financeiros que envolvem a relação emissor/destinatário da NFe, ou transportador responsável pela entrega da mercadoria (emissor de CT-e). Tem como objetivo instituir uma infraestrutura digital de comprovação de entrega/recebimento de mercadorias, a partir da captura de imagens e registros de eventos nos documentos fiscais eletrônicos utilizados pelas empresas emitentes de NFe.
Para a Nota Fiscal, quando a entrega não estiver relacionada com um Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) pode-se utilizar a opção de “Confirmar Entrega” a ser utilizada pela empresa emitente da NFe.
No Sistema da NF Service, para confirmar a entrega acesse o módulo Faturamento, clique na opção NFe e depois em Gerenciar. Procure pela Nota que deseja confirmar a entrega e ao encontrá-la, clique no botão Ações e depois em Confirmar Entrega.
Na tela seguinte, preencha os campos abaixo:
Nome do Recebedor: escreva o nome da pessoa que recebeu a mercadoria;
Documento do Recebedor: informe o RG ou CPF da pessoa responsável pelo recebimento da mercadoria.
Data da Entrega: preencha com a Data que a mercadoria foi entregue.
Hora da Entrega: informe a hora da entrega da mercadoria.
Escolher Arquivo: Anexe uma foto tirada no local da entrega como comprovação de que a mercadoria foi entregue. Só serão aceitos arquivos nos formatos .png, .jpg e .jpeg
O demais campos serão preenchidos automaticamente pelo sistema, com base nas informações da Nota Fiscal em questão.
Para concluir, clique no botão “Enviar”. Lembrando que esse procedimento requer o Certificado Digital pois essas informações também serão enviadas e registradas na SEFAZ
Dados da Entrega
Caso queira consultar e/ou cancelar as informações cadastradas na função “Confirmar Entrega” acesse o módulo Faturamento, clique na opção NFe e depois em Gerenciar. Procure pela Nota cujos dados deseja consultar e/ou cancelar e ao encontrá-la, clique no botão Ações e depois em “Dados da Entrega”.
Na tela seguinte, serão apresentadas as informações cadastradas previamente na opção “Confirmar Entrega”. Você também pode efetuar o download da foto utilizada nessa confirmação clicando em “Baixar Imagem”.
O campo “Sequencia Nro” indica a quantidade de confirmações que já foram realizadas para a nota em questão.
Se desejar cancelar a confirmação da entrega, basta clicar em “Cancelar Entrega” Lembrando que esse procedimento requer o Certificado Digital pois esse cancelamento também será enviado e registrado na SEFAZ
Surgiram dúvidas? Temos especialistas abastecidos com café e prontos para te atender!