Contas a Pagar

Contas a Pagar.  nova conta a pagar, você pode lança suas contas a serem pagas (impostos, despesas, entre outros), podendo assim ter um controle completo de gerenciamento. Também poderá lançar uma nova conta  pela chave de acesso da NFe emitida contra se CNPJ.
Para saber mais acompanhe nosso manual.

 



LANÇAR NOVA CONTA A PAGAR
LANÇAR CONTA PELA CHAVE
EDITAR DUPLICATA
EXCLUIR DUPLICATA
PARCELAR DUPLICATA
AGRUPAR CONTAS
BAIXAR DUPLICATA
IMPRIMIR RECIBO
IMPORTAR CONTAS A PAGAR (Planilha)
BOLETO DE DESPESAS

 

LANÇAR NOVA CONTA A PAGAR

Para lançar uma nova conta ao contas a pagar, acesse o módulo Financeiro, na opção Contas a Pagar e clique em Contas.

Clique em Lançar Nova Conta, ao lado esquerdo da página.

Preencha os campos indicados abaixo (*Campos Obrigatórios):

*Origem: Neste campo você deve selecionar a origem da conta (ex: NF-e, Contrato, Imposto, etc)

*Número da Duplicata: Insira o número da duplicata que está cadastrando ou um número para seu controle. Ex.: 001, 123-1,123-2,123-3, 456, etc.

*Fornecedor: Coloque seu fornecedor (digite nome ou CNPJ).

*Data de Emissão: Coloque a data de emissão da conta.

*Data de Vencimento: Insira a data de vencimento para o pagamento.

Valor Líquido: Informe o valor líquido a ser pago.

*Valor Bruto: Informe o valor total da conta (compra).

Clique na aba Centro de Custo, para continuar cadastrando.

Nesta aba, preencha os seguintes campos:

Centro de Custo: Selecione o centro de custo. Para cadastrar um centro de custo, clique aqui.

Valor: Informe o valor do centro de custo.

Obs: Caso tenha mais de um valor, clique no botão “+” ao lado do valor.

Preenchendo esses campos você poderá clicar em Cadastrar para lançar a conta no sistema. Irá aparecer a mensagem “Conta a Pagar Cadastrada com Sucesso”.

 

 


LANÇAR CONTA PELA CHAVE

 

Lançamento de contas através da chave de acesso.

Temos a opção do lançamento de uma nova conta através da chave de acesso da nota. Para isso você deverá clicar no botão Lançar Contas pela Chave ao lado esquerdo da página.

Obs: Você deverá ter o arquivo XML armazenado no sistema NFSERVICE. Veja como armazenar aqui.

Insira a Chave de Acesso da nota no campo indicado:

Marque a opção Confirmar para aceitar os dados e insira um centro de custo, juntamente com o valor total.
Após esse procedimento, clique em Cadastrar.

Se quiser acessar alguma conta cadastrada, você pode utilizar o filtro de pesquisa para facilitar sua busca. Ex.: Data, Número do Pedido, Número da Duplicata, Valor, Fornecedor, Banco, etc, e clique em Pesquisar:

 


EDITAR DUPLICATA

Para editar ou visualizar uma conta a pagar, clique no botão Ações para editar ou visualizar a duplicata.

Na opção Visualizar duplicata, você poderá ver as informações referentes a duplicata, porém não pode alterar.

Na opção Editar duplicata você poderá alterar as informações que deseja sobre a duplicata.

Clique em Gravar alterações para salvar suas modificações na duplicata.

 

 

 

 


EXCLUIR DUPLICATA

Para excluir uma conta a pagar, acesse o módulo Financeiro, na opção Contas a Pagar e clique em Contas.

Em Filtros, selecione a conta que deseja informando a Data, Tipo, Número do Pedido, Número da Duplicata, Valor, Cliente, etc. e clique em Pesquisar.

Clique no botão Ações e selecione a opção Excluir duplicata.

No campo Motivo de Exclusão você deve selecionar a opção que deseja, Cancelamento ou Transferência de Saldo:

Cancelamento: Excluir do sistema NFSERVICE a conta a pagar.

Para isso, deve selecionar essa opção e colocar uma justificativa para o cancelamento e clicar em Excluir Duplicata para confirmar a ação.

Transferência de saldo: É realizado quando você quer unir duas contas referente a um único fornecedor.

Para isso, deve selecionar essa opção e clicar no campo Duplicata para Transferência.
Digite o número da duplicata que deseja unificar e clique em Excluir Duplicata para confirmar a ação.

Você pode parcelar uma conta a pagar de uma maneira prática e rápida. Para saber mais acompanhe nosso manual.

 


PARCELAR DUPLICATA

Para parcelar uma duplicata a pagar, acesse o módulo Financeiro, na opção Contas a Pagar e clique em Contas

Clique em Ações e selecione a opção Parcelar Duplicata.

Preencha os campos:

Parcelas: Informe o número de parcelas que terá a duplicata.Ex.:  (1, 2, 3, …). O valor será calculado automaticamente.

Vencimento de Parcela: Escolha a data de vencimento da primeira parcela e das demais serão preenchidas automaticamente, caso não deseje outras datas altere manualmente.

Clique em Parcelar Duplicata para confirmar a ação. Aparecerá a mensagem Duplicata Parcelada com Sucesso.

Serão geradas duplicatas de acordo com o número de parcelas que foi colocado no parcelamento. Essas duplicatas poderão ser acessadas em Financeiro > Contas a Pagar > Contas.

 

 

Você pode agrupar as contas que estão para receber em uma única duplicata, selecionando através do período em que foi lançado a conta, podendo definir a quantidade de parcelas e o vencimento da fatura. Para saber mais acompanhe nosso manual.

 


AGRUPAR CONTAS

Para agrupar várias contas a receber por período, acesse o módulo Financeiro, clique na opção Contas a Receber e selecione Contas.

Existem duas formas de agrupar as contas, conforme os passos a seguir:

 

1. Selecionando as contas

Selecione as duplicatas que deseja agrupar. Em seguida clique na opção de Ações em Massa e selecione Transferência de saldo e depois clique no botão Enviar.

Selecione para qual duplicata será transferido o saldo das duplicatas selecionadas e clique em Transferir.

Pronto, o saldo de todas as duplicatas selecionadas foram transferidos para a duplicata que selecionou.

 

2. Agrupando por período

Clique em Agrupar Contas/Período que fica do lado esquerdo da página.

Informe os dados abaixo:

Data Emissão de/até: Informe o período de emissão das duplicatas que deseja agrupar. Exemplo: o mês 08/2017 inteiro.

Quantidade de Parcelas: Informe a quantidade de parcelas que serão geradas com o valor da conta agrupada. Exemplo: as contas do mês todos serão parceladas em 3 vezes. 

Nº da Conta Agrupada: Informe um número para a nova duplicata. Exemplo: digitei 202, então o número das duplicatas serão 202-1, 202-2, 202-3.

Coloque as datas de vencimento de acordo com o número de parcelas escolhidas.

Selecione os clientes que estarão nesse critério de agrupamento e clique em Adicionar. Lembrando que cada cliente terá suas contas agrupadas separadamente.

Exemplo: selecionei o “Cliente Um Ltda” e o “Cliente Dois EPP”, então serão agrupadas todas as contas do “Cliente Um Ltda” do mês todo e divididas em 3 parcelas, também serão agrupadas todas as duplicatas do mês 08/2017 do “Cliente Dois EPP” em 3 parcelas. 

Para concluir a ação, clique em Agrupar.

 

 

O contas a pagar é uma funcionalidade que organiza, lança e baixa as duplicatas geradas pelo seu fornecedor. Neste artigo mostrará como baixar as duplicatas lançadas a pagar, sendo pagamento em cheque, cheque de terceiros ou dinheiro. Para saber mais acompanhe nosso manual.

 


BAIXAR DUPLICATA

Para dar baixa em uma conta a pagar, acesse o módulo Financeiro, na opção Contas a Pagar e clique em Contas.

Clique no botão Ações e selecione a opção Baixar Duplicata.


Para baixar uma duplicata com Cheque

Preencha os campos indicados:

Pagamento: Informe a data do pagamento.

Saldo a Pagar: Este campo será preenchido automaticamente de acordo com o valor da duplicata a ser pago.

Banco: Selecione o banco que será debitado o valor da conta.

Tipo de Cobrança: Informe o tipo de cobrança (ex: boleto, cheque, desconto de duplicata, etc)

Clique no botão Cheque para adicionar as informações referente ao cheque.

No campo Número do Cheque deve ser preenchido com a numeração, conforme o exemplo abaixo:

Bom Para: Neste campo insira a data que será depositado o cheque.

Valor: Insira o valor do cheque.

Obs: Para adicionar mais cheques nessa duplicata que está dando baixa, pressione Enter no seu teclado.

Depois de adicionar todos os cheques desejados, selecione a opção Fechar.

Após preencher os campos corretamente, clique no botão Baixar Duplicata.


Para baixar uma duplicata com Cheque de Terceiros
Obs: 
Para a utilização do cheque de terceiros, o mesmo deverá estar cadastrado no Contas a Receber.

Preencha os campos indicados:

Pagamento: Informe a data de pagamento.

Saldo a Pagar: Este campo será preenchido automaticamente de acordo com o valor da duplicata a ser pago.

Banco: Selecione o banco que será debitado o valor da conta.

Tipo de Cobrança: Informe o tipo de cobrança (ex: boleto, cheque, etc)

Clique no botão Cheque de Terceiros para adicionar as informações referente ao cheque.

Insira o número do cheque cadastrado que deseja utilizar e caso queira adicionar mais cheques, pressione Enter no seu teclado para abrir mais um campo.

Depois de adicionar todos, clique em Fechar.

Após preencher os campos corretamente, clique no botão Baixar Duplicata.

 


 

Para baixar uma duplicata com Dinheiro

Preencha os campos indicados:

Pagamento: Informe a data de pagamento.

Saldo a Pagar: Este campo será preenchido automaticamente de acordo com o valor da duplicata a ser pago.

Valor Pago: Informe o valor pago ao fornecedor em dinheiro.

Banco: Selecione o banco que será debitado o valor da conta.

Tipo de Cobrança: Informe o tipo de cobrança (ex: boleto, depósito, etc)

Após preencher os campos corretamente, clique no botão Baixar Duplicata.

 


IMPRIMIR RECIBO

Para imprimir o recibo em contas a pagar, acesse o módulo Financeiro, clique em Contas a Pagar e selecione a opção Contas.

Utilize os Filtros para localizar a Conta que deseja Imprimir o Recibo. Preencha algum dos campos (Ex.: Data, Número do Pedido, Número da Duplicata, Valor, Fornecedor, Banco, etc.) e clique em Pesquisar.

– Clique no botão Ações e selecione a opção Imprimir Recibo se sua conta foi paga com dinheiro.

Abrirá a tela com os dados que irão aparecer no recibo e você poderá alterar as informações que desejar.
E então clique em Imprimir Recibo. Será gerado o Recibo na tela que pode ser impresso ou salvo em PDF.

 


– Clique no botão Ações e selecione a opção Imprimir Cópias de Cheques se sua conta foi paga com cheque.

 


– Clique no botão Ações e selecione a opção Imprimir Recibo de Cheques de Terceiro se sua conta foi paga com cheque.

Abrirá a tela com os dados que irão aparecer no recibo e você poderá alterar as informações que desejar.
E então clique em Imprimir Recibo. Será gerado o Recibo na tela que pode ser impresso ou salvo em PDF.

 

 

 


IMPORTAR CONTAS A PAGAR (Planilha)

 

Acesse Financeiro, Contas a Pagar, Contas:

Clique em Importar Contas a Pagar

Baixe o Arquivo CSV de exemplo, e preencha as colunas conforme indicado.


 

 

Dúvidas? Temos especialistas abastecidos com café e prontos para te atender!