Contas a Receber

Você pode lançar as contas a serem recebidas de um determinado cliente, inserindo o valor a ser pago, vencimento, o centro de custo, tendo assim um controle completo do que está para ser recebido.
Para saber mais acompanhe nosso manual.

LANÇAR CONTAS A RECEBER
BAIXAR DUPLICATA
EDITAR DUPLICATA
ARQUIVO REMESSA
ARQUIVO RETORNO
DESCONTO DE DUPLICATAS
EXCLUIR DUPLICATA
GERAR BOLETO
IMPRIMIR DUPLICATA
PARCELAR DUPLICATA
REMOVER BAIXA 
ENVIAR BOLETO POR EMAIL 
ENVIAR BOLETO POR WHATSAPP 


LANÇAR CONTAS A RECEBER

Para cadastrar uma nova conta a receber, acesse o módulo Financeiro, na opção Contas a receber e clique em Contas.

Clique no botão Lançar Nova Conta do lado esquerdo da página.

Para lançar uma conta simples sem muitos detalhes preencha apenas os *campos obrigatórios ou preencha os campos indicados abaixo conforme sua necessidade:

Chave NF-e: Digite a chave da Nota Fiscal ou deixe em branco.

Origem*: Neste campo você deve selecionar a origem da conta (ex: NF-e, CT-e, Contrato, etc)

Número da Duplicata*: Insira o número da duplicata que está cadastrando ou um número para seu controle. (Ex.: 123, 221-1,221-2,221-3)

Número do Pedido: Insira o número do Pedido de Venda.

Número do Pedido do Representante: Coloque o número do Pedido do Representante.

Número da Nota: Insira o número da Nota.

Cliente*: Insira para qual cliente lançará essa conta.

Data do Movimento: Deixar em branco. Esta data é gerada quando o local de cobrança é  alterado para gerar boleto.

Data de Emissão*: Coloque a data de emissão da conta.

Data de Vencimento*: Insira a data de vencimento do pagamento.

Valor Líquido: Informe o valor líquido a ser pago.

Valor Bruto*: Informe o valor total da conta (venda).

Previsão de Pagamento: Insira uma data de previsão de pagamento.

Valor da Parc. Sem Imp.: Coloque a data de emissão da conta.

Imprime Boleto: Coloque Sim caso queria que o boleto seja impresso.

Data de Embarque: Insira a data do embarque.

Vendedor: Coloque o vendedor.

Comissão: Insira o valor da porcentagem de comissão.

Nosso Número: Deixe em branco. Este número é gerado automaticamente quando gerado boleto.

Banco: Informe o banco.

Tipo de Cobrança: Informe o tipo de cobrança. Ex.: Boleto, Cheque, Dinheiro, Cartão, etc.

Natureza da Operação: Informe a Natureza da Operação. Ex.: Cobrança Simples, Protesto, etc.

Enviado para Banco: Informe se esta conta (boleto) foi enviada no arquivo remessa para o banco, caso emita boletos.

Crédito: Informe o valor de crédito.

Débito: Informe o valor de débito.

Observação: Informe a observação desejada ou deixe em branco.

A seguir preencha as informações de Desconto, Bonificação, Juros e Multa caso necessário:

Desconto / Bonificação

Desconto/Bonificação: Selecione Desconto ou Bonificação.

Dia: Informe a quantidade de dias.

Valor Líquido Prorrogado: Informe o valor Líquido Prorrogado.

Tipo: Selecione o tipo. Ex.: Valor, Percentual, etc.

Desconto/Bonificação: Selecione Desconto ou Bonificação.

Dia: Informe a quantidade de dias..

Valor Líquido Prorrogado: Informe o valor Líquido Prorrogado.

Tipo: Selecione o tipo. Ex.: Valor, Percentual, etc.

 

Juros / Multa

Juros/Multa: Selecione Juros ou Multa.

Tipo: Selecione Valor ou Percentual.

Dia: Informe a quantidade de dias.

Valor Líquido Prorrogado: Informe o valor Líquido Prorrogado.

Juros/Multa: Selecione Juros ou Multa.

Tipo: Selecione Valor ou Percentual.

Dia: Informe a quantidade de dias.

Valor Líquido Prorrogado: Informe o valor Líquido Prorrogado.

Anexar Documento: Clique em Escolher Arquivo, para anexar algum documento.

Clique na aba Centro de Custo, para continuar:

Nesta aba, preencha os seguintes campos:

Centro de Custo: Selecione o centro de custo. Para cadastrar um centro de custo, clique aqui.

Valor: Informe o valor a ser direcionado ao centro de custo.

Obs: Caso tenha mais de um valor, clique no botão “+” ao lado do valor e adicione outro centro de custo.

Preenchendo esses campos você poderá clicar em Cadastrar para lançar a conta no sistema. Irá aparecer a mensagem: “O Lançamento da Conta foi Salvo”.

 

O contas a receber é uma funcionalidade para organizar as duplicatas geradas para seus clientes, com elas consegue gerar relatórios para analisar o faturamento da empresa. Neste artigo, irá ensinar em como baixar uma conta em aberto de clientes. Para saber mais acompanhe nosso manual.


BAIXAR DUPLICATA

Para dar baixa em uma conta no contas a receber, acesse o módulo Financeiro, na opção Contas a Receber e clique em Contas.

Escolha a duplicata que deseja baixar e clique no botão Ações e selecione a opção Baixar Duplicata.


Para baixar uma duplicata com Cheque de Terceiros

Preencha os campos indicados:

Data de Recebimento: Informe a data do pagamento.

Banco: Selecione o banco que será creditado o valor da conta.

Tipo de Cobrança: Informe o tipo de cobrança (ex: boleto, cheque)

Clique no botão Cheque de Terceiros para adicionar as informações referente ao cheque.

No campo Número do Cheque deve ser preenchido com a numeração, conforme o exemplo abaixo:

Bom Para: Neste campo insira a data que será depositado o cheque.

Valor: Insira o valor do cheque.

Obs: Para adicionar mais cheques nessa duplicata que está dando baixa, pressione Enter no seu teclado.

Depois de adicionar todos os cheques desejados, selecione a opção Fechar.

Após preencher os campos corretamente, clique no botão Baixar Duplicata.

 

Para baixar uma duplicata com Dinheiro

Preencha os campos indicados:

Data de Recebimento: Informe a data de pagamento.

Valor Pago: Informe o valor pago ao fornecedor.

Banco: Selecione o banco que será debitado o valor da conta.

Tipo de Cobrança: Informe o tipo de cobrança.

Após preencher os campos corretamente, clique no botão Baixar Duplicata.

 


EDITAR DUPLICATA

Para editar ou visualizar uma conta a receber, acesse o módulo Financeiro, na opção Contas a Receber e clique em Contas.

Clique no botão Ações para editar ou visualizar a duplicata.

Na opção Visualizar duplicata você poderá ver as informações referentes a duplicata, porém não pode alterar.

Na opção Editar duplicata você poderá alterar informações que deseja sobre a duplicata. Caso você já tenha gerado o arquivo remessa, não será possível alterar o valor dessa duplicata.

Clique em Gravar alterações para salvar suas modificações na duplicata.

 


ARQUIVO REMESSA

Para gerar arquivo remessa, você deve acessar o módulo Financeiro, na opção Contas a Receber e clicar em Contas.

Utilize os Filtros para pesquisar as contas que deseja enviar no arquivo remessa. Ex. Data, Número, Cliente, Valor, Banco, etc. e clique em Pesquisar.

Selecione as contas que deseja gerar o arquivo remessa clicando no quadradinho que fica ao lado de cada conta. Após selecionar as contas que deseja, escolha no menu Ações em Massa a opção Alterar Local de Cobrança em Enviar.

Informe os dados para a alteração:

Banco: Informe o Banco que será enviado o arquivo remessa.

Tipo de Cobrança: Selecione a opção “Boleto”.

Natureza da Operação: Selecione a natureza da operação. Ex. Cobrança Simples.

E para finalizar clique em Alterar.

Clique no botão azul Gerar Arquivo Remessa.

Informe os dados abaixo:

Data inicial/final: Informe a data de alteração do local de cobrança.

Banco: Selecione o banco que será enviado o arquivo.

E clique em Gerar.

O arquivo remessa será gerado como TXT e será baixado automaticamente em seu computador, na pasta de Downloads com a extensão *.rem. Agora é só importar no site do banco!

*Caso precise gerar novamente o Arquivo Remessa, acesse Financeiro, Contas a Receber, Contas, clique em Opções Avançadas.
Clique em Protocolo Arquivo Remessa.
Clique em Ações, Gerar Novamente.
Selecione as contas que deseja gerar novamente e clique em Gerar. Será gerado novo arquivo txt para enviar ao banco.

 


ARQUIVO RETORNO

Para carregar o arquivo retorno, acesse o módulo Financeiro, clique em Contas a Receber e selecione Contas.

Clique no botão azul Importar Arquivo Retorno do lado esquerdo da página.

Em Selecione o banco, escolha o banco que irá fazer a importação.

Clique em Escolher Arquivo. Na pasta selecione o arquivo e clique em Abrir.

Após carregar o arquivo, clique em Importar.

Para conferir se a importação deu certo, clique no botão Protocolo Arq. Retorno.

 


DESCONTO DE DUPLICATA

O desconto de duplicatas é uma operação financeira em que a empresa entrega determinadas duplicatas ao banco e o mesmo antecipa o valor. Para saber mais acompanhe nosso manual.

Para realizar um desconto de duplicata, acesse o módulo Financeiro, clique em Contas a Receber e selecione a opção Contas.

Utilize o filtro para buscar as duplicatas:

Emissão de/até: Informe a data de emissão da duplicata que deseja descontar.

Tipo: Selecione a opção “Em Aberto”

Banco: Selecione a opção “Nenhum”.

Para buscar as duplicatas, clique em Pesquisar.

Selecione as duplicatas que deseja descontar. Para selecionar todas, clique no quadradinho cinza indicado na imagem.

Na opção Ações em massa selecione Alterar Local Cobrança e clique em Enviar.

Informe os dados a seguir:

Banco: Informe o Banco que será descontado a duplicata.

Tipo de Cobrança: Selecione a opção “Boleto”.

Natureza da Operação: Selecione a opção “Desconto Duplicatas”.

Clique em Alterar para confirmar a ação.

A Mensagem “Dados alterados com sucesso!” aparecerá confirmando a operação.

Para gerar o relatório de desconto de duplicatas, acesse o módulo Financeiro, selecione a opção Contas a Receber, clique em Relatórios e escolha a opção Por Banco.

Informe os dados abaixo:

Data inicial/final: Informe o período das duplicatas que deseja.

Banco: Selecione o Banco que foi descontado as duplicatas.

Tipo: Selecione a opção “Em Aberto”

Tipo de Cobrança: Selecione a opção “Boleto”

Natureza Operação: Selecione a opção “Desconto Duplicata”

Ordem: Selecione a opção “Data de Emissão”.

Selecione a empresa e clique em Adicionar.

Para concluir e gerar o relatório clique em Gerar Relatório PDF.

 


EXCLUIR DUPLICATA

Neste artigo, você acompanhará o passo a passo de como excluir uma conta gerada indevidamente. Para saber mais acompanhe nosso manual.

Para excluir uma duplicata a receber, acesse o módulo Financeiro, na opção Contas a Receber e clique em Contas.

Em Filtros, selecione a conta que deseja informando a Data, Tipo, Número do Pedido, Número da Duplicata, Valor, Cliente, etc. e clique em Pesquisar.

Clique no botão Ações e selecione a opção Excluir duplicata.

No campo Motivo de Exclusão você deve selecionar uma opção:

Transferência de Saldo ou Cancelamento:

-Cancelamento

Escolha a opção Cancelamento e informe o motivo do cancelamento. Ex.: Duplicata emitida por engano.

Para finalizar, clique no botão Excluir Duplicata.

Esta Ação não pode ser desfeita.
E a conta ficará RISCADA como demostrado acima e não poderá ser excluída, pois ela é o registro de que uma conta foi excluída.


-Transferência de Saldo

É realizado quando você quer unir duas contas referentes a um único fornecedor.

Para isso, deve selecionar essa opção e clicar no campo Duplicata para Transferência.
Digite o número da duplicata que deseja unificar, selecione e clique em Excluir Duplicata para confirmar a ação.


GERAR BOLETO

Para gerar boletos no contas a receber, acesse o módulo Financeiro, clique em Contas a Receber e selecione a opção Contas.

Obs.: No cadastro de seu Cliente os campos abaixo são obrigatórios:

CNPJ
Razao Social
Endereço
Numero
Bairro
Cep
Estado
Cidade
Email
Telefone 
Sem este campos não será gerado o boleto ocasionando Erro.

 

Para imprimir o boleto é necessário ter feito a alteração do local de cobrança:
Selecione a duplicata que deseja emitir o boleto clicando no quadrinho ao lado da duplicata e em Ações em Massa selecione Alterar Local de Cobrança e clique em Enviar.

Então Selecione:
Banco. Ex.: Banco do Brasil.
Tipo de Cobrança: Boleto.
Natureza da Operação. Ex.: Cobrança Simples.
E clique em Alterar.

Clique no botão Ações em frente a duplicata que deseja gerar o boleto. Selecione a opção Imprimir Boleto.

 

 


ENVIAR BOLETO POR EMAIL

Para Enviar Boleto por Email, um email válido deve estar cadastrado na aba Geral, em Contatos, no segundo contato onde irá aparecer o Departamento Financeiro.
Após o cadastro do email, clicar em Ações>Enviar Boleto ou em Ações em Massa, selecionar os boletos e escolher Enviar Boleto para Cliente.

 


Para gerar o boleto Asaas, é necessário ter adquirido o Aplicativo Asaas e feito o treinamento e integração. Após gerada a duplicata no Financeiro, Contas a Receber,  selecione as duplicatas clicando no quadrinho ao ao lado da duplicata,  e em Ações em Massa, altere o local de cobrança escolhendo o banco Assas e a data de hoje. Depois clique em Gerar Arquivo Remessa. Os dados serão enviado ao Asaas. Clique em Ações, Imprimir Boleto ou acesse o site do Asaas e imprima o boleto. 


IMPRIMIR DUPLICATA

Para imprimir uma duplicata em contas a receber, acesse o módulo Financeiro, clique em Contas a Receber e selecione a opção Contas.

Nos filtros de pesquisa, você pode colocar as informações da nota que deseja imprimir a Duplicata e clicar em Pesquisar. Ex.: Data, Banco, Valor, Número da Duplicata, Cliente, etc.

Clique no botão Ações e selecione a opção Imprimir Duplicata.

 


PARCELAR DUPLICATA

No parcelamento de duplicata, você gera o valor total da duplicata, podendo depois parcelar o mesmo de acordo com o número de parcelas que deseja e inserindo os vencimentos. (Exemplo: o valor total do meu aluguel por ano é de R$12.000,00, você gera uma duplicata com o valor de R$12.000,00 e depois parcela o mesmo em 12 vezes). Para saber mais acompanhe nosso manual.

Para parcelar uma duplicata no contas a receber, acesse o módulo Financeiro, na opção Contas a Receber e clique em Contas.

Clique em Ações e selecione a opção Parcelar Duplicata.

Preencha os campos:

Parcelas: Informe o número de parcelas que terá a duplicata. Ex.: 1, 2, 3…). O valor será dividido automaticamente pelo número de parcelas.

Vencimento de Parcela 1: Selecione a data do primeiro vencimento e os outros vencimentos serão gerados automaticamente. Caso deseje outra data altere manualmente.

 

Clique em Parcelar Duplicata para confirmar a ação.

 

REMOVER BAIXA DE DUPLICATA

Para remover a baixa de uma duplicata, clique em Ações, Editar Duplicata e na abas Baixas Parciais e Cheques, apague os dados da baixa e cheque. Clique em Gravar Alterações e a baixa será removida.

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ENVIO DE BOLETO – Whatsapp

Para enviar o boleto de uma duplicata do contas a receber em um arquivo pdf ao whatsapp do seu cliente, você precisa acessar o módulo Financeiro , clicar no menu Contas a Receber e em seguida em Contas, como mostrado abaixo:

Ao clicar em Busca Avançada, serão exibidos filtros de pesquisa, onde você poderá colocar informações da Duplicata que você esteja procurando como por exemplo: Data de Emissão, Número, Cliente, etc. Feito isso, clique em buscar.

Ao localizar a Duplicata que você precisa, clique no botão Ações e na opção Enviar Whatsapp.

Após clicar na opção Enviar Whatsapp, irá abrir uma janela onde você poderá informar o número do whatsapp que deseja enviar o arquivo pdf.. Caso você já tenha cadastrado algum número de celular ao efetuar o cadastro do seu cliente no sistema, esse número aparecerá nessa janela para você poder selecioná-lo.

No campo Mensagem, será incluído automaticamente um link para impressão do arquivo pdf do Boleto. Você poderá acrescentar mais informações nesse campo, se desejar.

Não é possível enviar para o whatsapp sem que os campos número ou mensagem estejam preenchidos.

Finalize clicando no botão Enviar. Após esse procedimento, será aberto o Whatsapp em seu computador para que você possa concluir o envio.

Surgiram Dúvidas? Temos especialistas abastecidos com café e prontos para te atender!