Regras Fiscais da Reforma Tributária para gerar os novos impostos CBS e IBS e suas tags no XML. Essa Regra será usada para emissao sua nota (NFe, NFCe, NFSe) ou CTe. Para saber mais acompanhe nosso manual.
A Regra Fiscal da CBS/IBS, será usada para calcular os novos impostos da Reforma Tributária e gerar no XML as novas tags e será obrigatória a partir de 01/01/2026, o não preenchimento não irá bloquear a emissão dos documentos fiscais, mas acarretará multas.
A Lei Complementar 214 de 2025 determina que, a partir de 1º de janeiro de 2026, os documentos fiscais devem ser emitidos com o devido destaque do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS).
Cadastrar Regra
Editar Regra
Deletar Regra
Cadastrar Regra
Verifique com seu Contador quais situações deverá utilizar:
Para cadastrar uma nova Regra, acesse Faturamento, na opção Parâmetros, e selecionar a opção Regras CBS/IBS, como mostrado abaixo.

Clique em Nova Regra CBS/IBS. Digite uma descrição (opcional), procure pela CFOP que irá utilizar na nota, o NCM (opcional), o CST e sua Classificação Tributária e clique em Cadastrar.

Ao emitir uma NFe, NFCe, NFSe ou Cte com o CFOP cadastrado na Regra, o cálculo dos novos impostos serão efetuados e irão aparecer nos totais. E ao transmitir o documento, as tags do CBS e IBS serão gerados no xml.

Tags no XML:

Editar Regra
Para Editar uma Regra, acesse Faturamento, Parâmetros, Regras CBS/IBS, escolha a regra desejada, e clique em Ações, Editar. Faça as alterações desejadas e Gravar Alterações.

Deletar Regra
Para Excluir uma Regra, acesse Faturamento, Parâmetros, Regras CBS/IBS, escolha a regra desejada, e clique em Ações, Deletar. Para confirmar clique em Sim.

Surgiram dúvidas? Temos especialistas abastecidos com café e prontos para te atender!