Antes de publicar os anúncios, é necessário ter configurado a integração com o Mercado Livre. Clique aqui, caso queira configurar a integração.
É possível publicar um anúncio no Mercado Livre através dos produtos cadastrados no NFService. Para saber mais acompanhe nosso manual.
Tabela de Preços
Local do Estoque
Saldo de estoque
Categoria
Anúncio: Descrição
Anúncio: Imagem
Anúncio: Publicação
Anúncio: Edição
Anúncio: Status
Antes de publicar um produto cadastrado no NFService como anúncio, confira se as informações abaixo estão preenchidas, pois são obrigatórias para o envio do anúncio ao Mercado Livre.
Tabela de preços
O produto deve ter preço cadastrado na tabela de preços padrão configurada na integração com o Mercado Livre.
Para isso, acesse o módulo de Vendas > Cadastros, e clique em Tabelas de Preço.
Depois selecione a tabela de preços configurada na Integração, clicando no terceiro campo “Todos Selecionados” e clique em Filtrar, conforme mostrado abaixo:
Todos os produtos cadastrados no sistema serão exibidos na tela. Para alterar os preços, clique no campo com o valor do produto e altere para o valor que irá anunciar no Mercado Livre. Tecle Tab ou clique em outro campo para poder salvar automaticamente.
Local do Estoque
O produto deve possuir local do estoque no cadastro.
Para inserir o local de estoque no produto, acesse o módulo de Vendas > Cadastros, e clique em Produtos.
Após encontrar o produto, clique em Ações > Editar.
No cadastro do produto, clique na aba Estoque, vá no campo Local de Estoque, e insira um local já cadastrado. Depois que o produto já estiver com o local do estoque preenchido, clique em Gravar Alterações.
Saldo no Estoque
O produto tem que ter saldo no estoque, ou seja, não deve estar negativo nem zerado.
Para consultar se o produto possui saldo no estoque, acesse o módulo Expedição > Estoque > Estoque Próprio, e clique em Histórico.
No campo Almoxarifado, selecione o local do estoque cadastrado no produto, e no campo Código informe o código do produto, para filtrar o mesmo.
Estoque real: é a quantidade de saldo do estoque, menos os produtos que foram faturados.
Estoque disponível: é o estoque real, menos os produtos que estão em pedidos mas ainda não foram faturados.
Categoria
O produto deve ter categoria vinculada ao grupo de produtos, e o grupo de produtos deve ser inserido no cadastro.
Para vincular uma categoria ao grupo de produtos, acesse o módulo Vendas > Cadastros e clique em Grupo de Produtos.
Clique em Vincular Mercado Livre, e em + Adicionar Vinculo. As categorias de produtos ficarão disponíveis no campo Categoria Mercado Livre. Localize uma categoria, depois escolha um grupo de produtos já cadastrado para vincular a esta categoria, no campo Grupo de Produtos. Após as alterações, clique em Salvar Vínculos.
Para adicionar um grupo de produtos a um produto cadastrado, acesse o menu Vendas > Cadastros, e clique em Produtos.
Após encontrar o produto, clique em Ações > Editar.
No cadastro do produto, clique na aba Vendas, e no campo Grupo de Produtos informe o grupo a que esse produto pertence. Depois clique em Gravar alterações.
ANÚNCIO: DESCRIÇÃO
De acordo com a categoria selecionada nos produtos, irão abrir alguns campos específicos sobre o seu produto para serem preenchidos.
Para preencher as informações do anúncio, acesse a edição do produto, e vá na aba E-commerce.
É possível informar se o produto é novo ou usado, inserir uma descrição, adicionar um vídeo do Youtube, preencher as características do produto, frete, modo de envio e retirada. Após preencher os dados, clique em Gravar Alterações.
ANÚNCIO: IMAGEM
Para adicionar as imagens que aparecerão no seu anúncio, acesse a edição do produto, e vá na aba Vendas, depois clique em Configurações Avançadas.
Clique em Escolher o Arquivo, insira as imagens e depois clique em Gravar Alterações.
ANÚNCIO: PUBLICAÇÃO
Para enviar um produto cadastrado no NFService para o Mercado Livre e publicar como um anúncio, acesse o módulo Vendas, e clique em E-commerce.
Clique na aba Produtos, no botão Ações e selecione Publicar como Anúncio.
Você verá uma mensagem de Produto Publicado Com Sucesso! Você pode visualizar o anúncio no Mercado Livre clicando no Link na frente do produto.
ANÚNCIO: EDIÇÃO
Se você já publicou um anúncio no Mercado Livre e deseja alterar uma informação, basta fazer a edição desejada e depois ir no módulo Vendas e clicar em E-commerce.
Na aba Anúncio, você verá os produtos que estão publicados no Mercado Livre. Localize o produto que editou, e clique no botão Ações > Atualizar. Assim, as edições feitas no produto irão para o anúncio.
ANÚNCIO: STATUS
Os anúncios publicados possuem 2 status, ativo ou pausado. Para ver o status dos seus anúncios, acesse o módulo de Vendas e clique em E-commerce. Na aba Anúncios você verá os produtos e seus Status.
O Status Ativo significa que seu anúncio está publicado e ativado no Mercado Livre. Você pode pausar esse anúncio por um tempo, clicando em Ações > Pausar.
Quando quiser reativar o anúncio, basta clicar em Ações > Reativar.
Caso não vá mais utilizar o anúncio, você pode encerrá-lo. Lembrando que ao encerrar um anúncio, você não poderá mais recuperá-lo. Para encerrar o anúncio, clique em Ações > Encerrar.
Após encerrar o anúncio, você pode relistá-lo. Para isso, vá no anúncio já encerrado, e clique em Ações > Reativar (Relistar).
Ao relistar, você consegue utilizar as informações atuais do anúncio encerrado como base para gerar um novo anúncio, mas não haverá vínculo de vendas, visitas etc, que o anúncio encerrado possuía. O anúncio relistado ficará disponível novamente para ser publicado na aba de Produtos.
Vendas:
Para sincronizar os Pedidos de Venda, acesse Configurações>Integrações, clique na aba Mercado Livre e clique em Sincronizar Anuncios.
Para ver os pedidos que foram sincronizados, acesse Vendas > Pedido/Proposta.
Nesta tela serão exibidos os pedidos recebidos no Mercado Livre e os pedidos que forem emitidos na NFSERVICE. Para saber onde o pedido foi criado, basta olhar no campo “origem”. Temos duas numerações onde é possível identificar o pedido. Na coluna “Número”, é possível identificar o seu pedido, pelo número na NFSERVICE. Caso queira ver o número do pedido no Mercado Livre, basta olhar a coluna “Nº pedido representante”.
Você pode buscar o pedido, clicando em “busca avançada” pelo número na NFSERVICE ou pelo nº do representante.
Para realizar edições ou conferir o pedido, clique no botão Ações > Continuar. Você pode editar uma informação no cadastro do cliente, adicionar ou remover um produto e até inserir um desconto no pedido. Após realizar as edições, clique em “Salvar”. É possível validar o pedido, para ver se há algum erro, para na hora de faturar os pedidos, não ocorrer nenhuma rejeição. Se quiser gerar o pedido em pdf, basta clicar em “Imprimir”.
Para faturar o pedido, acesse:
Faturamento > Pedidos a Faturar
Caso seu certificado seja A1, é possível faturar os pedidos em massa, selecionando os pedidos que deseja faturar, clicando em Ações em Massa > Transmitir. Será gerada a DANFE e é possível imprimir a duplicata ou o boleto junto com ela.
Assim que transmitimos essa NFe, já geramos automaticamente o contas a receber, e damos saída dos produtos no estoque.
Para faturar um pedido por vez, clique em Ações > Transmitir. O seu pedido abrirá como uma NFe, basta clicar em Salvar > Validar > Transmitir.
Alguns pontos sobre a sincronização:
–Qualquer alteração feita em pedido importado do Mercado Livre NÃO será enviada para o Mercado Livre, ou seja, a alteração ocorre somente na NFSERVICE.
-Cliente não é sincronizado, somente quando vem o pedido, ex:
Teve uma venda para CPF XXX.XXX.XXX-XX, ao importar essa venda será cadastrado/atualizado um cliente para o CPF da venda. Caso altere informação do cliente na NFSERVICE, NÃO será enviado para o Mercado Livre
Surgiram dúvidas? Temos especialistas abastecidos com café e prontos para te atender!