Bancos

Ao cadastrar um banco, você pode realizar lançamentos, baixar as duplicatas tanto a pagar como receber e ter um controle maior do que está entrando e saindo do banco selecionado. Além disso, pode emitir seus boletos diretamente do sistema Para saber mais acompanhe nosso manual.


Cadastrar Novo Banco
Bancos Homologados
Banco do Brasil
Bradesco
Itaú
Santander
Sicoob
Sicredi
Testando Boleto


 

Cadastrar Novo Banco

Para cadastrar um novo Banco, você deverá acessar o módulo Financeiro, na opção Cadastros e clicar em Bancos.

Do lado esquerdo da página, clique no botão Novo Banco.

Informe os campos principais, a seguir:

Nome: Insira o nome do banco a ser cadastrado.

Correntista: Nome do responsável pela conta corrente.

Cód. Agência e Dígito: Coloque o código da agência e o dígito.

Conta Corrente e Dígito: Coloque o número da conta e o dígito separadamente.

Após o preenchimento desses campos, clique em Cadastrar para gravar suas alterações.


Cadastrar Banco do Brasil

Acesse o módulo Financeiro, Cadastros e clique em Bancos.

Clique em Novo Banco ou se o Banco já estiver cadastrado, clique no botão Ações e clique em Editar.

Para configurar suas informações do Banco do Brasil, preencha as campos indicadas abaixo:

Nome: Coloque o nome do banco (Ex.: Banco do Brasil)

Saldo Inicial: Coloque o Saldo Inicial ou deixe zero.

Tipo: Banco.

Local de Pagamento: Escolha a mensagem que irá aparecer no boleto: Pagável em qualquer banco até o vencimento, Preferencialmente nas Casas Lotéricas até o valor limite ou Pagável em toda rede bancária.

Correntista: Sua Empresa

Nº do Banco: Informe o número do banco.(Ex.: 001)

Código da Agência: Informe o código sua agência bancária.

 Dígito Agência: Informe o dígito de sua agência bancária.

Operação: Informe o código fornecido pelo seu banco ou deixe em branco.

Conta corrente: Digite o número da conta corrente.

Dígito da Conta Corrente: Digite o dígito da conta corrente.

-Após preencher os campos corretamente, clique na aba Dados Boleto a Laser para continuar configurando os dados do Banco do Brasil.

Na Aba Dados Boleto a Laser:

Carteira: Coloque o número da carteira que o banco indicou.

Convênio: Caso o banco não tenha informado, preencha este campo com o número da conta corrente com o dígito.

Variação: Informe a variação informada pelo banco.

Código do Beneficiário: Caso o banco não informou, é necessário colocar o número da conta corrente sem o dígito.

Código da Empresa: Deixe em branco.

CNAB: Selecione o código 400 para o Banco do Brasil.

Posto: Deixe em branco.

Emitente do Boleto
– Banco: 
Se o banco for gerar o boleto através do correio, selecione esta opção.
– Cliente:
 Se o cliente for gerar o boleto por arquivo PDF, selecione esta opção.

Sequência nosso número: Coloque o último número que utilizou para dar sequência. Caso nunca tenha feito digite 0.

Reinicia Seq. Remessa diariamente?
Ative este checkbox caso deva reiniciar a sequência de remessa diariamente.

Protesto Automático:  Ative essa opção caso vc queira que seus títulos sejam encaminhados automaticamente a protesto após o vencimento.

Opções do Protesto: Selecione a opção desejada de acordo com a sua preferência.

Dias para Protesto:  Informe o número de dias em que o título deverá ser encaminhado a protesto, após o vencimento.

Titulo Aceito: Selecione a opção SIM, caso queira que o Banco exija assinatura no documento para que seja encaminhado a protesto, caso contrário, selecione a opção NÂO. 

-Após preencher os campos da aba Dados Boleto a Laser, clique na aba Instrução Boleto  Laser.

Na Instrução Boleto a Laser:

Digite a informação que deseja que apareça no boleto ou deixe em branco. Ex.: Não receber após o vencimento.

Após preencher os dados indicados, clique em Cadastrar para salvar as informações referente ao banco.


Cadastrar Banco Bradesco

Acesse o módulo Financeiro, Cadastros e clique em Bancos.

Clique em Novo Banco ou se o Banco já estiver cadastrado, clique no botão Ações e clique em Editar.

Para configurar suas informações do banco Bradesco, preencha as informações indicadas abaixo:

Nome: Coloque o nome do banco (Ex.: Bradesco)

Saldo Inicial: Coloque o Saldo Inicial ou deixe zero.

Tipo: Banco.

Local de Pagamento: Escolha a mensagem que irá aparecer no boleto: Pagável em qualquer banco até o vencimento, Preferencialmente nas Casas Lotéricas até o valor limite ou Pagável em toda rede bancária ou Pagável preferencialmente na Rede Bradesco ou Bradesco Expresso.

Correntista: Sua Empresa

Nº do Banco: Informe o número do banco.(Ex.: 237)

Código da Agência: Informe o código sua agência bancária.

Dígito Agência: Informe o dígito de sua agência bancária.

Operação: Informe o código fornecido pelo seu banco ou deixe em branco.

Conta corrente: Digite o número da conta corrente.

Dígito da Conta Corrente: Digite o dígito da conta corrente.

Após preencher os campos corretamente, clique na aba Dados Boleto a Laser para continuar configurando os dados do banco Bradesco.

Na aba Dados Boleto a Laser, preencha os campos:

Carteira: Coloque o número da carteira que o banco indicou.
Convênio: Caso o banco não tenha informado, preencha este campo com o número da conta corrente com o dígito.
Variação (Banco do Brasil): Deixe em branco. (só preencha para o Bradesco do Brasil)
Cód. do Beneficiário: Caso o banco não informou, é necessário colocar o número da conta corrente sem o dígito.
Cód. da Empresa: (Bradesco): Digite o código da empresa informado pelo banco.
CNAB: Selecione o código 400 para o banco Bradesco.
Posto: (Sicredi): Deixe em branco, preencha apenas para o Banco Sicredi.
Emitente do Boleto
– Banco: 
Se o banco for gerar o boleto através do correio, selecione esta opção.
– Cliente: 
Se o cliente for gerar o boleto por arquivo PDF, selecione esta opção.
Sequência nosso número: Coloque o último número que utilizou para dar sequência. Caso nunca tenha feito digite 0.
Reinicia Seq. Remessa diariamente?
Ative este checkbox caso deva reiniciar a sequência de remessa diariamente.

Protesto Automático:  Ative essa opção caso vc queira que seus títulos sejam encaminhados automaticamente a protesto após o vencimento.

Opções do Protesto: Selecione a opção desejada de acordo com a sua preferência.

Dias para Protesto:  Informe o número de dias em que o título deverá ser encaminhado a protesto, após o vencimento.

Titulo Aceito: Selecione a opção SIM, caso queira que o Banco exija assinatura no documento para que seja encaminhado a protesto, caso contrário, selecione a opção NÂO. 

-Após preencher os campos da aba Dados Boleto a Laser, clique na aba Instrução Boleto  Laser. 
Na Instrução Boleto a Laser:
Digite a informação que deseja que apareça no boleto ou deixe em branco. Ex.: Não receber após o vencimento.
Após preencher os dados indicados, clique em Cadastrar para salvar as informações referente ao banco. Irá aparecer a mensagem “O Banco foi salvo com sucesso”.Após preencher os dados indicados, clique em Cadastrar para salvar as informações referente ao banco.


Cadastrar Banco Itaú

Acesse o módulo Financeiro, Cadastros e clique em Bancos.

Clique em Novo Banco ou se o Banco já estiver cadastrado, clique no botão Ações e clique em Editar.

Para configurar suas informações do banco Itaú, preencha as informações indicadas abaixo:

Nome: Coloque o nome do banco (ex: Banco Itaú)

Saldo Inicial: Coloque o Saldo Inicial ou deixe zero.

Tipo: Banco.

Local de Pagamento: Escolha a mensagem que irá aparecer no boleto: Pagável em qualquer banco até o vencimento, Preferencialmente nas Casas Lotéricas até o valor limite ou Pagável em toda rede bancária.

Correntista: Sua Empresa

Nº do Banco: Informe o número do banco.(Ex.: 237)

Código da Agência: Informe o código sua agência bancária.

Dígito Agência: Informe o dígito de sua agência bancária.

Operação: Informe o código fornecido pelo seu banco ou deixe em branco.

Conta corrente: Digite o número da conta corrente.

Dígito da Conta Corrente: Digite o dígito da conta corrente.

Após preencher os campos corretamente, clique na aba Dados Boleto a Laser para continuar configurando os dados do banco Itaú.

Na aba Dados Boleto a Laser, preencha os campos:

Carteira: Coloque o número da carteira que o banco indicou.
Convênio: Caso o banco não tenha informado, preencha este campo com o número da conta corrente com o dígito.
Variação (Banco do Brasil): Deixe em branco. (só preencha para o Bradesco do Brasil)
Cód. do Beneficiário: Caso o banco não informou, é necessário colocar o número da conta corrente sem o dígito.
Cód. da Empresa: (Bradesco): Digite o código da empresa informado pelo banco somente para Bradesco.
CNAB: Selecione o código 400 para o banco Itaú.
Posto: (Sicredi): Deixe em branco, preencha apenas para o Banco Sicredi.
Emitente do Boleto:
– Banco: 
Se o banco for gerar o boleto através do correio, selecione esta opção.
– Cliente: 
Se o cliente for gerar o boleto por arquivo PDF, selecione esta opção.
Sequência nosso número: Coloque o último número que utilizou para dar sequência. Caso nunca tenha feito digite 0.

Reinicia Seq. Remessa diariamente?
Ative este checkbox caso deva reiniciar a sequência de remessa diariamente.

Protesto Automático:  Ative essa opção caso vc queira que seus títulos sejam encaminhados automaticamente a protesto após o vencimento.

Opções do Protesto: Selecione a opção desejada de acordo com a sua preferência.

Dias para Protesto:  Informe o número de dias em que o título deverá ser encaminhado a protesto, após o vencimento.

Titulo Aceito: Selecione a opção SIM, caso queira que o Banco exija assinatura no documento para que seja encaminhado a protesto, caso contrário, selecione a opção NÂO. 

-Após preencher os campos da aba Dados Boleto a Laser, clique na aba Instrução Boleto  Laser.

Na Instrução Boleto a Laser:

Digite a informação que deseja que apareça no boleto ou deixe em branco. Ex.: Não receber após o vencimento.

Após preencher os dados indicados, clique em Cadastrar para salvar as informações referente ao banco. Irá aparecer a mensagem “O Banco foi salvo com sucesso”.


Cadastrar Banco Santander

Acesse o módulo Financeiro, Cadastros e clique em Bancos.

Clique em Novo Banco ou se o Banco já estiver cadastrado, clique no botão Ações e clique em Editar.

Para configurar suas informações do banco Santander, preencha as informações indicadas abaixo:

Nome: Coloque o nome do banco (Ex.: Santander).

Saldo Inicial: Coloque o Saldo Inicial ou deixe zero.

Tipo: Banco.

Local de Pagamento: Escolha a mensagem que irá aparecer no boleto: Pagável em qualquer banco até o vencimento, Preferencialmente nas Casas Lotéricas até o valor limite ou Pagável em toda rede bancária.

Correntista: Sua Empresa

Nº do Banco: Informe o número do banco. (Ex.: 033).

Código da Agência: Informe o código sua agência bancária.

Dígito Agência: Informe o dígito de sua agência bancária.

Operação: Informe o código fornecido pelo seu banco ou deixe em branco.

Conta corrente: Digite o número da conta corrente.

Dígito da Conta Corrente: Digite o dígito da conta corrente.

Após preencher os campos corretamente, clique na aba Dados Boleto a Laser para continuar configurando os dados do banco Santander.

Na aba Dados Boleto a Laser, preencha os campos:

Carteira: Coloque o número da carteira que o banco indicou.
Convênio: Caso o banco não tenha informado, preencha este campo com o número da conta corrente com o dígito.
Variação (Banco do Brasil): Deixe em branco. (só preencha para o Bradesco do Brasil)
Cód. do Beneficiário: Caso o banco não informou, é necessário colocar o número da conta corrente sem o dígito.
Cód. da Empresa: (Bradesco): Digite o código da empresa informado pelo banco. (Somente para Brasdesco)
CNAB: Selecione o código 240 para o banco Santander.
Posto: (Sicredi): Deixe em branco, preencha apenas para o Banco Sicredi.
Emitente do Boleto
– Banco: 
Se o banco for gerar o boleto através do correio, selecione esta opção.
– Cliente: 
Se o cliente for gerar o boleto por arquivo PDF, selecione esta opção.
Sequência nosso número: Coloque o último número que utilizou para dar sequência. Caso nunca tenha feito digite 0.
Reinicia Seq. Remessa diariamente?
Ative este checkbox caso deva reiniciar a sequência de remessa diariamente.

Protesto Automático:  Ative essa opção caso vc queira que seus títulos sejam encaminhados automaticamente a protesto após o vencimento.

Opções do Protesto: Selecione a opção desejada de acordo com a sua preferência.

Dias para Protesto:  Informe o número de dias em que o título deverá ser encaminhado a protesto, após o vencimento.

Titulo Aceito: Selecione a opção SIM, caso queira que o Banco exija assinatura no documento para que seja encaminhado a protesto, caso contrário, selecione a opção NÂO. 

-Após preencher os campos da aba Dados Boleto a Laser, clique na aba Instrução Boleto  Laser.

Na Instrução Boleto a Laser:

Digite a informação que deseja que apareça no boleto ou deixe em branco. Ex.: Não receber após o vencimento.

Após preencher os dados indicados, clique em Cadastrar para salvar as informações referente ao banco. Irá aparecer a mensagem “O Banco foi salvo com sucesso”.


Cadastrar Banco Sicoob

Acesse o módulo Financeiro, Cadastros e clique em Bancos.

Clique em Novo Banco ou se o Banco já estiver cadastrado, clique no botão Ações e clique em Editar.

Para configurar suas informações do banco Sicoob, preencha as informações indicadas abaixo:

Nome: Coloque o nome do banco (ex: Sicoob)

Saldo Inicial: Coloque o Saldo Inicial ou deixe zero.

Tipo: Banco.

Local de Pagamento: Escolha a mensagem que irá aparecer no boleto: Pagável em qualquer banco até o vencimento, Preferencialmente nas Casas Lotéricas até o valor limite ou Pagável em toda rede bancária.

Correntista: Sua Empresa

Nº do Banco: Informe o número do banco. (Ex.: 756).

Código da Agência: Informe o código sua agência bancária.

Dígito Agência: Informe o dígito de sua agência bancária.

Operação: Informe o código fornecido pelo seu banco ou deixe em branco.

Conta corrente: Digite o número da conta corrente.

Dígito da Conta Corrente: Digite o dígito da conta corrente.

Após preencher os campos corretamente, clique na aba Dados Boleto a Laser para continuar configurando os dados do banco Sicoob.

Na aba Dados Boleto a Laser, preencha os campos:

Carteira: Coloque o número da carteira que o banco indicou.
Convênio: Caso o banco não tenha informado, preencha este campo com o número da conta corrente com o dígito.
Variação (Banco do Brasil): Deixe em branco. (só preencha para o Bradesco do Brasil)
Cód. do Beneficiário: Caso o banco não informou, é necessário colocar o número da conta corrente sem o dígito.
Cód. da Empresa: (Bradesco): Digite o código da empresa informado pelo banco. (Somente para Brasdesco)
CNAB: Selecione o código 400 para o banco Sicoob.
Posto: (Sicredi): Deixe em branco, preencha apenas para o Banco Sicredi.
Emitente do Boleto
– Banco: 
Se o banco for gerar o boleto através do correio, selecione esta opção.
– Cliente: 
Se o cliente for gerar o boleto por arquivo PDF, selecione esta opção.
Sequência nosso número: Coloque o último número que utilizou para dar sequência. Caso nunca tenha feito digite 0.

Reinicia Seq. Remessa diariamente?
Ative este checkbox caso deva reiniciar a sequência de remessa diariamente.

Protesto Automático:  Ative essa opção caso vc queira que seus títulos sejam encaminhados automaticamente a protesto após o vencimento.

Opções do Protesto: Selecione a opção desejada de acordo com a sua preferência.

Dias para Protesto:  Informe o número de dias em que o título deverá ser encaminhado a protesto, após o vencimento.

Titulo Aceito: Selecione a opção SIM, caso queira que o Banco exija assinatura no documento para que seja encaminhado a protesto, caso contrário, selecione a opção NÂO. 

-Após preencher os campos da aba Dados Boleto a Laser, clique na aba Instrução Boleto  Laser.

Na Instrução Boleto a Laser:

Digite a informação que deseja que apareça no boleto ou deixe em branco. Ex.: Não receber após o vencimento.

Após preencher os dados indicados, clique em Cadastrar para salvar as informações referente ao banco. Irá aparecer a mensagem “O Banco foi salvo com sucesso”.


Cadastrar Banco Sicredi

Acesse o módulo FinanceiroCadastros e clique em Bancos.

Clique em Novo Banco ou se o Banco já estiver cadastrado, clique no botão Ações e clique em Editar.

Para configurar suas informações do banco Sicredi, preencha as informações indicadas abaixo:

Nome: Coloque o nome do banco (ex: Sicredi)

Saldo Inicial: Coloque o Saldo Inicial ou deixe zero.

Tipo: Banco.

Local de Pagamento: Escolha a mensagem que irá aparecer no boleto: Pagável em qualquer banco até o vencimento, Preferencialmente nas Casas Lotéricas até o valor limite ou Pagável em toda rede bancária.

Correntista: Sua Empresa

Nº do Banco: Informe o número do banco. (Ex.: 748).

Código da Agência: Informe o código sua agência bancária.

Dígito Agência: Informe o dígito de sua agência bancária.

Operação: Informe o código fornecido pelo seu banco ou deixe em branco.

Conta corrente: Digite o número da conta corrente.

Dígito da Conta Corrente: Digite o dígito da conta corrente.

Após preencher os campos corretamente, clique na aba Dados Boleto a Laser para continuar configurando os dados do banco Sicredi.

Na aba Dados Boleto a Laser, preencha os campos:

Carteira: Coloque o número da carteira que o banco indicou.
Convênio: Caso o banco não tenha informado, preencha este campo com o número da conta corrente com o dígito.
Variação (Banco do Brasil): Deixe em branco. (só preencha para o Bradesco do Brasil)
Cód. do Beneficiário: Caso o banco não informou, é necessário colocar o número da conta corrente sem o dígito.
Cód. da Empresa: (Bradesco): Digite o código da empresa informado pelo banco. (Somente para Brasdesco)
CNAB: Selecione o código 400 ou 240 de acordo com as informações fornecidas pelo Banco. 
Posto: (Sicredi):  Preencha com código informado pelo Banco.
Emitente do Boleto
– Banco: 
Se o banco for gerar o boleto através do correio, selecione esta opção.
– Cliente: 
Se o cliente for gerar o boleto por arquivo PDF, selecione esta opção.
Sequência nosso número: Coloque o último número que utilizou para dar sequência. Caso nunca tenha feito digite 0.
Reinicia Seq. Remessa diariamente?
Ative este checkbox caso deva reiniciar a sequência de remessa diariamente.

Protesto Automático:  Ative essa opção caso vc queira que seus títulos sejam encaminhados automaticamente a protesto após o vencimento.

Opções do Protesto: Selecione a opção desejada de acordo com a sua preferência.

Dias para Protesto:  Informe o número de dias em que o título deverá ser encaminhado a protesto, após o vencimento.

Titulo Aceito: Selecione a opção SIM, caso queira que o Banco exija assinatura no documento para que seja encaminhado a protesto, caso contrário, selecione a opção NÂO. 

-Após preencher os campos da aba Dados Boleto a Laser, clique na aba Instrução Boleto  Laser.

Na Instrução Boleto a Laser:

Digite a informação que deseja que apareça no boleto ou deixe em branco. Ex.: Não receber após o vencimento.

Após preencher os dados indicados, clique em Cadastrar para salvar as informações referente ao banco. Irá aparecer a mensagem “O Banco foi salvo com sucesso”.

Como renomear o arquivo remessa

Ao gerar arquivo, a nomenclatura do mesmo deve seguir o seguinte padrão: CCCCCMDD.XXX; onde CCCCC deverá ser substituído pelo código beneficiário da conta do cedente, deverá ser substituído pelo código do mês e DD deve ser utilizado o dia da data de geração do arquivo.

Composição do nome do arquivo CCCCCMDD.XXX:
CCCCC – Código do beneficiário
M – Código do mês
DD – Dia da geração do arquivo
.XXX – A extensão do arquivo não será validada pelo Sicredi, se utilizarmos por exemplo .rem temos que substituir pelo .CRM 


Exemplo: Se gerada uma remessa para o beneficiário 12345 no dia 30 do mês de Agosto renomear o arquivo nesse formato 12345830.crm

TESTANDO O BOLETO

Depois de configurar o banco, é essencial que você faça o teste antes de começar a emitir boletos para seus clientes. Para fazer o teste você deverá lançar uma conta a receber para sua empresa no valor de R$20,00. Caso tenha dúvidas de como emitir uma nova conta a receber, acesse esse artigo abaixo:
Obs.: No cadastro de seu cliente os campos são obrigatórios:
CNPJ
Razao Social
Endereço
Numero
Bairro
Cep
Estado
Cidade
Email
Telefone
Sem este campos não será gerado o boleto ocasionando Erro.

No mesmo dia você precisa gerar o arquivo remessa dessa conta que foi lançada como teste, o artigo a seguir vai auxiliar nessa etapa:

No dia seguinte, gere o boleto no sistema e efetue o pagamento.

Depois de efetuar o pagamento, aguarde mais um dia e verifique se o dinheiro entrou na conta cadastrada. No mesmo dia que o dinheiro cair na conta, importe o arquivo retorno para o nosso sistema, no módulo financeiro, conforme o artigo abaixo:

Verifique se a conta de R$20,00 lançada como teste foi dada baixa no sistema.

Caso todas as etapas do teste tenham sido concluídas com sucesso, você poderá começar a emitir boletos para seus clientes.


Bancos Homologados

Código    Banco
001  flag     Banco Do Brasil
003   flag    Banco Da Amazônia
004  flag    Banco Do Nordeste
021  flagBanco Banestes
033  flag   Santander
037     flag  Banco Banpará
041     flagBanco Banrisul
047  flag   Banese
070      flagBanco De Brasília
084     flagUniprime Norte do Paraná
085    flagCecred (Ailos)
089     flag Credisan
104     flagCaixa Econônima Federal
237     flag Banco Bradesco
291     flagBCN
341    flag  Banco Itaú
389   flag Banco Mercantil do Brasil
422    flag Banco Safra
655  flagBanco Votorantim
707    flag     Banco Daycoval
745   flag    Citibank
748    flag    Sicredi
755   flag    Bank of America
756    flagSicoob


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