CEST

O CEST é abreviatura de Código Especificador da Substituição Tributária. Em resumo o CEST é um novo código, o qual constará nos produtos sujeitos à substituição tributária. Para saber mais acompanhe nosso manual.

Para cadastrar ou editar uma CEST, você precisa acessar o módulo Faturamento, na opção Parâmetros e clicar em CEST.

Nesta tela você  poderá pesquisar, editar algum cadastro ou realizar um novo. Para cadastrar clique no botão Novo CEST, localizado do lado esquerdo da tela para cadastrar um novo código ao sistema.

 

Clicando em Novo CEST, você irá ser direcionado para a página da imagem.
Preenche os seguintes campos:

CEST: Coloque o código que será utilizado

Descrição: Neste campo você deverá colocar a descrição referente ao código que estiver sendo cadastrado.

Colocando as informações principais referente ao CEST, clique em Cadastrar para registrar seu cadastro.

Através do Convênio ICMS 60/2017 foi mantido a obrigatoriedade de indicação do Código Especificador da Substituição Tributária (CEST) nos documentos fiscais para 01 de julho de 2017, no caso de estabelecimentos industriais e importadores. O CEST deve ser informado em itens que possuem Substituição Tributária e é obrigatório para todos os regimes, incluindo Simples Nacional.

Desta forma, o CEST será exigido a partir de:

I. 1º de julho de 2017, para a indústria e o importador;

II. 1º de outubro de 2017, para o atacadista; e

III. 1º de abril de 2018, para os demais segmentos econômicos.

O Código Especificador da Substituição Tributária, CEST foi criado para estabelecer uma sistemática de uniformização e identificação das mercadorias e bens que são passíveis de Substituição Tributária e antecipação de ICMS.

Para evitar a rejeição de arquivos dos documentos fiscais eletrônicos, atualize o cadastro de mercadoria para incluir o CEST.

Para configurar o código CEST em seus produto, é necessário cadastrar quais serão utilizados e depois associá-los às NCMs usadas, conforme o passo a passo abaixo:

1 – Verifique os códigos CEST que já estão disponíveis no sistema acessando o módulo Faturamento, clicando em Parâmetros e depois em CEST.

2 – Conforme os códigos que seu Escritório de Contabilidade informou, verifique se estes já estão cadastrados no sistema através do filtro de pesquisa.

Se não encontrar o código desejado, cadastre em nosso sistema os códigos CEST que você utilizará.

3 – Depois identifique as NCMs que você utiliza em seus produtos acessando o módulo Faturamento, clicando em Parâmetros e depois em NCM.

4 – Filtre as NCM que são utilizadas nos seus produtos para que possamos relacioná-las aos códigos CEST.

5 – Edite as NCMs que foram filtradas e para poder acrescentar o código CEST relacionado a cada NCM que usa em seus produtos. Clique no botão Ações na frente da NCM que deseja alterar e depois clique em Editar.

6 – Agora digite o CEST que corresponde a essa NCM no campo indicado abaixo com o número 1. Clique no botão “Atualizar CEST dos Produtos” para que todos os itens que contenham essa NCM possam ter o CEST em seu cadastro. Por último, clique em “Gravar Alterações” para salvar as edições feitas.

6 – Pronto! Agora todos os seus produtos que contenham as NCMs configuradas anteriormente, estarão com o código CEST em seu cadastro.

Caso queira verificar a NCM que está nos produtos ou tenha dúvida de como adicionar o código NCM no cadastro do produto, clique aqui.

Surgiram dúvidas? Temos especialistas abastecidos com café e prontos para te atender!