O desembarque nada mais é do que a entrada de seus produtos no estoque a partir das notas fiscais de entrada. Com essa funcionalidade você consegue automatizar a organização do seu estoque. Para saber mais acompanhe nosso manual.
Para fazer um desembarque, você deve acessar o módulo Expedição, na opção Expedição , Desembarque e selecionar Novo Desembarque.
As notas que aparecem embaixo na tela indicam que seus arquivos xml já foram importados ao sistema pelo Modulo Armazenamento mas que ainda não foram desembarcadas, ou seja, não entraram no seu estoque.
Para realizar o desembarque insira a Chave de Acesso, basta copiar a chave das notas embaixo e colar no campo em branco em cima ou digitar.
Caso o arquivo xml da nota que você deseja desembarcar não esteja disponível no sistema, clique no botão “Escolher Arquivo” e efetue a importação.
Inserindo a chave ou importando o arquivo xml, automaticamente será aberto os campos abaixo:
Recebimento: Informe o dia de recebimento da nota.
Data de Emissão: Informe o dia de emissão da nota.
Confira as parcelas das duplicatas: Neste campo irá mostrar as duplicatas, datas de vencimento e os seus respectivos valores.
Para associar um pedido de compras ao desembarque, é necessário ter emitido um pedido de compra anteriormente. Caso queira acompanhar nosso tutorial de como digitar um pedido de compras, clique aqui.
Ou caso deseje criar um novo pedido de compra baseado no desembarque, clique na opção Gerar Pedido de Compra.
Após o pedido digitado, quando colocar a chave da nota, irá aparecer a caixa de seleção dos pedidos realizados com o mesmo fornecedor utilizado no desembarque. Agora é só marcar qual o pedido que deseja associar e seguir com os próximos passos do desembarque!
Mais abaixo, o sistema irá mostrar os produtos que foram utilizados na nota.
O campo Para, tem a função de vincular o código do produto que está entrando para o qual você utiliza em sua empresa:
Por exemplo: A empresa que compro o produto usa o código BRT4505000, porém na minha empresa utilizarei o código 2525.
Para concluir suas informações e alterações para desembarcar, clique em Cadastrar.
Se deseja que o produto entre no seu estoque automaticamente, no cadastro do produto deve estar selecionado o local de estoque.
Na opção Visualizar, é possível alterar o local de estoque caso necessite.
MAS ATENÇÃO! É necessário ter configurado essa opção em Configurações > Parâmetros>Expedição>
Custo:
Na opção Visualizar, caso o tipo de item do produto seja 00, 01, 02, 07, 10 e 99, irá preencher a aba Custo com os valores da nota (Valor do Produto, %IPI e %IVA), e caso não haja valores na nota, então pegará do cadastro do custo (se houver cadastrado anteriormente). Caso deseje, preencha os demais campos, valores de Alíquota Crédito, Dif ICMS e Frete.
Depois de cadastrado, o custo pode ser consultado no cadastro do produto ou no módulo Custo.
Ao cadastrar o desembarque no sistema, será feita a movimentação de entrada desses produtos no estoque, serão geradas as duplicatas no Contas a Pagar do módulo Financeiro e se associar ao pedido de compra, este será marcado como recebido.
Caso não tenha o XML e tenha somente a Chave da Nota, pode digitar a chave e preencher o Recebimento, Duplicatas e Produtos.
Caso não tenha a Chave, lance como Entrada de Cupom Fiscal.
Surgiram dúvidas? Temos especialistas abastecidos com café e prontos para te atender!