A NFC-e é um documento fiscal eletrônico emitido para o consumidor final. Alguns de seus objetivos são oferecer maior agilidade no repasse de informações fiscais e facilitar a fiscalização e o combate á sonegação. Para saber mais acompanhe nosso manual.
Antes de começar a digitar a NFC-e e for a primeira nota a ser emitida, configure o seu sistema com o Token CSC. Para saber como configurar o sistema, acesse o artigo abaixo:
Para emitir uma nova NFC-e, acesse o módulo Faturamento, clique em NFC-e e escolha a opção Emitir Nova.
Preencha os campos abaixo:
CFOP: Informe a CFOP que irá utilizar nessa emissão. Ex.: 5102
A NFC-e tem a opção de cadastrar o CPF na nota. Caso tenha preenchido este campo, automaticamente já credita a nota fiscal paulista.
Só poderá ser digitado o CNPJ para empresas isentas de inscrição estadual.
Clique em “Configurações Avançadas” :
Tipo Operação: Selecione Presencial quando o comprador se dirige ao estabelecimento para efetuar a compra. Selecione Entrega a Domicilio quando a mercadoria é entregue no domicilio do comprador pelo estabelecimento.
Intermediador:
Selecione Operação Sem Intermediador para as vendas que não foram intermediadas por Marketplaces, como por exemplo, vendas efetuadas através do site próprio do estabelecimento ou por teleatendimento.
Selecione Operação em Site ou Plataforma de Terceiros, quando a venda tiver sido efetuada por algum Marketplace ou qualquer outro tipo de intermediador, mesmo que esse não seja Contribuinte do ICMS. Informe também o CNPJ ou CPF do intermediador no campo “CNPJ do Intermediador” e no campo “Nome do Usuário ou Identificação do Perfil do Vendedor” preencha com a identificação do Vendedor.
A Aba Dados do Cliente é opcional. Digite o nome, CNPJ ou CPF do cliente já cadastrado.
Na aba Produtos e Serviços, insira as seguintes informações:
Código: Insira o código do produto que está cadastrado no seu sistema, automaticamente aparacerá a descrição, valor e CFOP cadastrados (se a cfop for a mesma da nota, basta marcar a caixa de seleção que aparece acima dos produtos).
Quantidade: Informe a quantidade do produto. Para adicionar mais produtos clique em +Adicionar Produto.
Desconto: Informe um valor de desconto caso deseje.
Frete: Informe o valor do frete caso deseje.
Condição de Pagamento: Informe a condição de pagamento. Ex.: à vista, 30 dias, etc.
Tipo de Pagamento: Informe o tipo de pagamento (dinheiro, cheque, boleto, etc). Nesse campo, ao selecionar a opção “Outros” o sistema irá exibir automaticamente o campo “Descrição Forma de Pagamento” que obrigatoriamente, deverá ser preenchido com algum outro tipo de pagamento que não esteja disponível para seleção no campo “Tipo de Pagamento”.
Forma de Pagamento: Informe a forma de pagamento (Pagamento à Vista, Pagamento à Prazo).
Valor: Informe o valor a ser pago. Ex.: R$ 100,00.
-Caso o tipo de pagamento selecionado seja cartão de débito ou cartão de crédito, serão abertos os campos abaixo, de preenchimento obrigatório:
Bandeira: Informar a bandeira se for cartão de crédito ou débito. Ex.: VISA, MasterCard, etc.
Credenciadora: Deve-se selecionar a credenciadora da máquina de cartão. Caso sua credenciadora não esteja na lista, clique aqui para saber como cadastrar.
Código Autorização: Deve-se informar o código. Para saber o código, entre em contato com sua Credenciadora.
Abaixo temos um exemplo da credenciadora Cielo.
Na Aba Transporte selecione o transportador, caso o Tipo da Operação seja Entrega a Domicílio.
Após terminar de digitar a nota, clique em SALVAR e depois TRANSMITIR:
Para imprimir a sua notinha, você pode clicar em Gerar DANFE depois de transmitir ou clicar no botão Ações e selecionar a opção DANFE.
Agora é só imprimir ou salvar como PDF em uma pasta em seu computador!
Obs.: Caso esteja apresentando “Rejeição: Código de Hash no QR-Code difere do calculado”, o token ou id devem estar incorretos.
Surgiram dúvidas? Temos especialistas abastecidos com café e prontos para te atender!