Parâmetros

PARÂMETROS – CONFIGURAÇÕES

PADRÕES
VENDAS
PCP
FINANCEIRO
FATURAMENTO
ARMAZENAMENTO
EXPEDIÇAO
INTEGRAÇÕES (agora é APLICATIVOS)
CÓDIGOS
DECIMAIS


FINANCEIRO

Para configurar os parâmetros do módulo Financeiro, acesse o módulo Configurações e clique em Parâmetros.

Clique na aba Financeiro.

Selecione o campo indicado na imagem abaixo para que as configurações feitas tenham validade para a empresa matriz e a(s) empresa(s) filial(is).

Preencha os campos abaixo de acordo com o tipo de juros, multa, desconto ou bonificação a ser cadastrado.

Juros/Multa

  • Juros/Multa: selecione o tipo de encargo/tributo a ser cadastrado no boleto.
  • Tipo: selecione se a cobrança será feita por valor estipulado ou por percentual estipulado.
  • Dias: selecione a quantidade de dias até o encargo ser cobrado a partir do vencimento.
  • Valor líquido prorrogado: preencha com o valor ou a alíquota da cobrança.

Valores padrão para emissão de boletos no módulo de faturamento

  • Banco: Insira o banco que deseja que as cobranças ao emitir nota sejam cadastradas.
  • Tipo de cobrança: Informe a natureza da operação (boleto, dinheiro, transferência, cheque)
  • Natureza da Operação: Insira a natureza da operação (cobranças simples, desconto de duplicatas ou cheques).
    Obs: As naturezas de operação influenciam no DRE, ela devem ser selecionadas em Parâmetros.
    Os lançamentos efetuados em Bancos Caixas também influenciam os totais no DRE, ao vizualizar o DRE Online, esses lançamentos não serão listados, pois somente são listados Contas a Receber e a Pagar.

Selecione as naturezas de operação a serem calculadas, ou as que não serão calculadas nas seguintes funções:

  • Fluxo de caixa: selecione quais naturezas de operação deverão ser calculadas no Fluxo de Caixa, sendo elas Cobrança SimplesDesconto de Duplicatas e Desconto de Cheques.
  • Resumo Financeiro: selecione quais naturezas de operação NÃO deverão ser calculadas no Resumo Financeiro, sendo elas Cobrança SimplesDesconto de Duplicatas e Desconto de Cheques.
  • Compensar Lançamentos: selecione quais lançamentos deverão ser compensados no Caixa ao dar baixa em uma duplicata, sendo eles Contas a Receber e Contas a Pagar.

Caso tenha alguma CFOP das NF-e emitidas que NÃO deverão fazer parte do DRE, adicione estas ao quadro do lado direito.

Em seguida, adicione ao quadro do lado direito todos os clientes que estarão livres da análise de crédito.

Depois selecione o campo indicado para que o Contabilidade possa ter acesso ao sistema.

Selecione o Centro de custo para emissores de CT-e e a alíquota de imposto simples.

Caso ative para utilizar a nova versão do relatório de DRE parâmetros:
Selecione os Centros de Custo para Relatório de DRE.
Estes Centros de Custo devem estar devidamente cadastrados com seus níveis em Financeiro > Cadastros > Centro de Custo.

Para finalizar, clique em Gravar Alterações.


PCP

Para configurar os parâmetros do módulo PCP, acesse o módulo Configurações e clique em Parâmetros.

Em seguida, clique na aba PCP e preencha apenas os campos indicados, conforme a orientação abaixo:

  • Carga Horária: preencha qual será a carga horária. Ex.: 8 horas.
  • Obrigatório liberação em expedição: selecione Sim ou Não. Se for sim, ao faturar um pedido, não será faturado caso não tenha sido liberado na expedição.
  • Bônus por Desempenho: Digite o bônus.

Depois de configurar os parâmetros, clique em Gravar Alterações.


CÓDIGOS

O sistema pode gerar automaticamente códigos sequenciais para Produtos, Departamentos, Centros de Custo, Tipos de Cobrança, Natureza de Operações e Contas a Pagar.

Acesse o módulo Configurações, Parâmetros e clique na aba Códigos.

Clique no item que deseja que seja gerado automaticamente, o sistema irá sugerir um número ou coloque o número desejado que ainda não tenha sido utilizado.

Após realizar as modificações desejadas, clique em Gravar Alterações.


DECIMAIS

As casas decimais representam a quantidade de números depois da vírgula (ex: 15,68 = duas casas decimais)

Para aumentar ou diminuir a quantidade de casas decimais (número depois da vírgula) que deseja, acesse o módulo Configurações e clique em Parâmetros.

Selecione a aba Decimais e informe as casas decimais que deseja conforme os módulos na tela e altere digitando o quantidade.

Casas Decimais na Qtd.: Informe a quantidade de casas decimais que deseja utilizar na quantidade do seu produto.

Casas Decimais no Peso: Informe a quantidade de casas decimais que deseja utilizar no peso do seu produto.

Casas Decimais no Valor: Informe a quantidade de casas decimais que deseja considerar no valor da nota.

Casas Decimais na Dimensão: 
Informe a quantidade de casas decimais que deseja considerar nas dimensões no cadastro do produto.

Após realizar as modificações desejadas, clique em Gravar Alterações.


FATURAMENTO

Para realizar as configurações para integrações, acesse o módulo Configurações e clique na opção Parâmetros.

Selecione a aba Faturamento.

  • Geral 

Informe qual o ambiente que deseja emitir suas notas (homologação e produção) e regime tributário da sua empresa (simples nacional e regime normal).

  • NFe

Informe se sua empresa é um incentivador cultural. Caso seja do regime simples nacional, informe suas alíquotas e o crédito do ICMS.

Nas caixas de seleção informe:

  1. Calcular retorno de remessa automaticamente: Se desejar que seja calculado o retorno de remessa automaticamente, deixe essa opção marcada.
  2. IPI dividido em parcelas: Se desejar parcelar o IPI, basta selecionar este campo.
  3. Substituição tributária dividida em parcelas:  Caso queira dividir a substituição em parcelas selecione o quadrado para obter essa opção.
  4. Carrega impostos do TXT: Caso queira que carregue os impostos na importação do TXT da nota fiscal.
  5. Remover código de barras (NFCe): Ao emitir a NFCe será retirado os código de barras para emissão. Porém não será alterado o cadastro do seu produto.
  • NFCe

Para emissão da nota do consumidor eletrônica, é necessário informar o token gerado no credenciamento na sefaz. O token gerado deverá ser informado nesse campo indicado pela seta. Caso tenha alguma dúvida, clique aqui e acompanhe o nosso tutorial com o passo a passo.

  • Configuração para impressão de NFCe/ PDV

Para configurar o modo de impressão da NFCe, este campo indicado deverá estar informando o tipo de impressão: PDF (para gerar o arquivo) ou Impressora Bematech (para imprimir automaticamente ao gerar a NFCe)

  • NFSe

Informe o tipo de tributação da sua empresa juntamente com o regime especial de tributação. Você também pode adicionar as alíquotas neste campo para emissão de NFSe. Para saber como realiza a integração, clique aqui e acompanhe nosso tutorial com o passo a passo.

  • CTe/ MDFe

Informe se sua empresa é ou não um prestador de serviço de transporte.

Ao realizar qualquer alteração, basta finalizar clicando em Gravar Alterações.


ARMAZENAMENTO

Para configurar os parâmetros do módulo Armazenamento, acesse o módulo Configurações e clique em Parâmetros.

 

Em seguida, clique na aba Armazenamento.

Agora é só marcar a caixa de seleção para automatizar a ciência da operação na manifestação do destinatário.

Para finalizar, clique em Gravar Alterações.


EXPEDIÇÃO

Para configurar os parâmetros do módulo Expedição, acesse o módulo Configurações e clique em Parâmetros.

Selecione a aba Expedição.

Informe qual será o local de estoque padrão.

Caso não tenha nenhum local, clique aqui para acompanhar nosso tutorial com o passo a passo.

Nas caixas de seleção abaixo, selecione:

  • O primeiro quadrado para realizar entrada de produto no estoque pelo desembarque
  • O segundo para não debitar produto do estoque ao faturar notas ou contratos
  • O terceiro para realizar rastreabilidade no estoque.

Para finalizar, clique em Gravar Alterações.


PADRÕES

Para realizar configurações padrão no seu sistema, acesse o módulo Configurações, depois clique em Parâmetros.

Na aba Padrões, você poderá cadastrar:

  • O logotipo da sua empresa

Para adicionar/remover o logotipo da sua empresa, basta clicar em Escolher arquivo.

Será aberto seus documentos para selecionar a imagem, agora é só clicar em abrir.

Para finalizar clique em Gravar Alterações.

  • Configuração padrão de condição de pagamento, série padrão, CFOP, tipo de frete e busca de produto

Para configurar informações padrão, selecione a Condição de Pagamento que deseja deixar automática, informe a série padrão do seu faturamento juntamente com CFOP que aparecerá no pedido de venda e em suas notas fiscais. Você também pode selecionar o tipo de Frete que deseja nas notas automaticamente e pode configurar também o modo de Busca por Produtos (código do produto ou código EAN).

Para finalizar, clique em Gravar Alterações.

  • Unificar Cadastros (Filiais)

Essa opção está disponível para clientes que utilizam filiais. Portanto, ao marcar a caixa com essa opção serão unificados todos os cadastros dos módulos informados abaixo. Para visualizar o que cada módulo o que será unificado é só clicar no quadrado respectivo do módulo que deseja.

Para finalizar, clique em Gravar Alterações.


VENDAS

Para configurar os parâmetros do módulo Vendas, acesse o módulo Configurações e clique em Parâmetros.

Em seguida, clique na aba Vendas.

Preencha somente os campos indicados, conforme a orientação abaixo:

  • Tabela de preço padrão: selecione qual tabela de preço cadastrada será padrão no módulo Vendas.
  • Análise de Crédito Obrigatória: escolha se a análise de crédito para liberação de pedido de vendas será obrigatória ou não.
  • Almoxarifado PDV: selecione qual almoxarifado será o padrão no PDV.
  • CFOP: adicione na lista do lado direito todas as CFOP que não deverão ser consideradas nos relatórios de vendas.
  • Composição dos Produtos: adicione na lista do lado direito as composições que farão parte dos seus produtos cadastrados no módulo Vendas.

Obs: Quando é solicitado um modelo individual de layout (customização) para a sua empresa, é necessário que adicione o modelo através do campo Modelo Arquivo de Pedido.

Para finalizar, clique em Gravar Alterações.

Preencher Vendedores Automaticamente
Ao ativar esta opção, os vendedores internos e externos cadastrados no cadastro do Cliente, irão preencher o pedido de venda ou nota.
Caso não haja vendedor cadastrado no cadastro do Cliente, será preenchido pelo vendedor cadastrado no cadastro do usuário.
Ou nenhum, caso não haja nenhum vendedor cadastrado.


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