Pedido/Proposta – Vendas

O pedido/proposta é onde o setor de vendas irá organizar as vendas, podendo assim enviar para produção, separação de estoque e até mesmo faturamento. Para saber mais acompanhe nosso manual.


Emitir Pedido / Proposta
Editar/Continuar Pedido / Proposta
Cancelar Pedido / Proposta
Agrupar Pedidos
Desdobrar Pedido
Imprimir
Excluir
Desconto no Pedido
Transferir Pedido para Filial
Envio de Pedido/Proposta – WhatsApp
xPed e nItemPed

 


Emitir Pedido / Proposta

Para digitar pedidos ou propostas comerciais, acesse o módulo Vendas e clique em Pedido/Proposta.

Clique em Emitir Pedido/Proposta.

Para ser emitido um pedido ou proposta no modo simples, insira as informações abaixo:

Tipo: Informe o tipo de nota que irá digitar:

  • Proposta: Utiliza-se a proposta para vendas ainda em negociação.
    (Caso tenha integração com Mercos, a proposta quando vai pro mercos fica como orçamento e concluído conforme imagem, caso o pedido tenha vindo do Mercos como orçamento e for alterado no NFService para Pedido, não irá alterar no  Mercos e após sincronização voltará para orçamento):
  • Pedido: Utiliza-se o pedido para iniciar a produção do produto vendido.

Nº Pedido Representante: coloque o número do pedido do representante se houver. (Ex. Mercos, Pedido Ok, Mercado Livre, Loja Integrada, Xtech, Tray).

Finalidade de Emissão: Informe qual o tipo de faturamento que o pedido terá. Ex.: Nota Normal, Contrato.

Tipo de Pedido: Informe a CFOP que utilizará na venda. Ex.: 5102

Caso precise de outras informações no seu pedido/proposta, clique em configurações avançadas e informe os campos abaixo:

Como chegou até nós: Informe o canal que esse cliente foi alcançado pela sua empresa (facebook, jornal, rádio, google).

Venda: Informe se é uma venda externa ou interna.

Tipo de Operação: Indique o tipo de operação. Ex.: Presencial, Internet, etc.

Forma de Pagamento: Informe a forma de pagamento (ex: boleto, dinheiro, depósito, cheque)

Na segunda aba, temos as informações dos Dados do Destinatário, ou seja, o comprador do seu produto.

Informe as seguintes informações:

Cliente: A pessoa que está comprando o seu produto. Caso não tenha cadastrado, é só clicar na opção para cadastrar esse cliente.

Vendedor: Opcional. Insira o vendedor e sua comissão aparecerá automaticamente, caso esteja já cadastrado.

Comissão: Informe a porcentagem da comissão que irá ser paga para o vendedor nesta venda.
(Para gerar comissão por produto, altere no cadastro do Vendedor o uso % de comissão para produto.
Para gerar comissão pela tabela de preços, cadastre o % na tabela de preços).

Obs:  Para ser gerado relatórios futuros referente a comissão de vendedores e análise de vendedores é necessário o preenchimento dessas informações.

Na aba Produtos e Serviços informe:

Tabela: Informe qual Tabela de Preço está utilizando nesta venda.
Caso troque a tabela, será perguntado se deseja que os valores dos produtos sejam recalculados baseados nesta nova tabela.
Caso esteja continuando um pedido clique em Editar Preço dos Produtos.

Código do produto: Ao digitar o nome ou código automaticamente as informações cadastradas do produto preencheram os campos.

Quantidade: Digite a quantidade desse produto.

Obs: Caso a CFOP dos produtos for a mesma que está utilizando na nota, marque o quadrado com essa opção.

Na aba Pagamento, informe a forma de pagamento:

Condição de Pagamento: Informe a Condição de Pagamento.

Selecione o tipo de pagamento, caso seja cartão de crédito ou débito será aberto 3 campos: Bandeira, Credenciadora e Código Autorização.

Para finalizar o pedido, é necessário informar a transportadora

Tipo de Frete: Insira quem será o responsável pelo frete. Ex.: Frete CIF, Frete FOB.

Transportadora: Informe o nome da transportadora. Caso ela não esteja cadastrada, você pode realizar o cadastro clicando na opção que aparecerá embaixo. (Deseja cadastrar a Transportadora?).

Na aba Informações Adicionais, coloque a informação que aparecerá no DANFE no campo “Informações Complementares de Interesse do Contribuinte:”



Recado para Faturista
: aparecerá quando acessar Faturamento, Pedidos a Faturar, Ações, Transmitir.

Recado para Expedição: aparecerá quando acessar Expedição, Expedição, Liberar Pedido.

Recado para Financeiro: aparecerá quando acessar Financeiro, Contas a Receber, Duplicata, Ações, Alterar Local de Cobrança.

Recado para Produção: aparecerá quando acessar PCP, Lote, Carregar Pedido.

Para finalizar, clique em Salvar Validar posteriormente.

Ao validar o pedido e for validado o XML o pedido já está liberado para vendas.

Seus pedidos ficarão na página inicial de Pedido/Proposta.

Os pedidos podem ter até 4 liberações:

NF-e: Para acompanhar o tutorial sobre como faturar seus pedidos, clique aqui.

Status é indicado pela cor:

     Cinza: Se o pedido não foi faturado

     Verde: Se o pedido foi faturado.

PCP: Para acompanhar o tutorial sobre como liberar pedidos em expedição, clique aqui.

Status é indicado pela cor:

     Cinza: Se o pedido não foi liberado.

     Verde: Se o pedido foi liberado.

Vendas: Para liberar vendas, basta acessar o pedido e clicar em Validar, conforme informado acima.

Crédito: Para acompanhar o tutorial sobre como fazer análise de pedidos, clique aqui.

Status é indicado pela cor:

     Vermelho: Se o pedido foi analisado e recusado.

     Amarelo: Se o pedido não foi analisado ainda.

     Verde: Se o pedido foi analisado e liberado.


Editar Pedido / Proposta

Clique em Ações e escolha Editar. Faça as alterações desejadas e clique em Gravar Alterações.


Cancelar Pedido / Proposta

Clique em Ações e escolha Cancelar. Escolha o motivo do cancelamento e clique em Enviar.

O Pedido/Proposta será cancelado e não aparecerá na lista de  Vendas > Pedido/Proposta.
Ele poderá ser encontrado no relatório Vendas > Relatórios>Pedidos> Pedidos/Propostas Cancelados.
O produto sairá da coluna Vendidos do saldo do Estoque (Vendas>Estoque).
Este Pedido/Proposta não poderá ser descancelado.
Pedidos cancelados no Mercos, deverão ser cancelados manualmente no NFService. Pedidos cancelados no NFService, serão cancelados no Mercos automaticamente.


 

Agrupar Pedidos

Clique em Agrupar Pedido. Selecione o Cliente. Selecione o número do Pedido. Selecione os pedidos que serão agrupados e clique em Agrupar.
Obs.: Mercos
Ex. 01 – Ao agrupar três (ex: 248,249 e 250) pedidos em um (250), dois são apagados no NFService (248,249)  mas continuam no Mercos (com seus números de representante).
O pedido principal é alterado no Mercos (250).
Os pedidos secundários do Mercos voltam para o NFService como novos números de pedido (ex: 251,252).
Ex. 02 – Havia um pedido criado no Mercos 8816, foi criado na NFService um pedido 8819 e agrupado com o 8816. O 8816 no Mercos foi alterado (somado com o 8819) e o  8819 foi criado no Mercos e voltou para NFService.


Desdobrar Pedido

Clique em Ações e escolha Desdobrar.  Digite o percentual desejado ou as quantidades a serem desdobradas. Clique em Confirmar.


Imprimir Pedido

Clique em Ações e escolha Imprimir.

Para imprimir em massa, selecione os pedidos desejados e em Ações, abaixo de Ações em Massa, escolha Imprimir Pedido e clique em Enviar.
Caso não abra em nova aba, verifique se está bloqueado o Pop-Up.


Excluir Pedido

Para excluir um pedido ou proposta de venda, Clique em Ações e escolha Excluir ou selecione os pedidos a serem excluir e em Ações em Massa escolha Excluir e clique em Enviar.


Aplicar Desconto no Pedido

Para aplicar desconto em um pedido ou proposta de venda, clique na aba Produtos e Serviços, selecione uma tabela de preços, e digite o percentual de desconto a ser aplicado no campo Desconto Unitário (%): e clique na tecla Tab. O desconto será aplicado em todos os produtos.
Para aplicar desconto apenas no valor total da nota, digite o percentual no campo Desconto Total (%): e tecle Tab. O desconto será aplicado em cada produto dentro da engrenagem. Clique na engrenagem para verificar ou alterar apenas o percentual daquele produto.
Para aplicar desconto sobre desconto, clique + Adicionar Desconto e digite o segundo percentual desejado, repita o processo caso haja mais desconto.
Toda alteração feita nos percentuais (fora da engrenagem) zera os descontos já aplicados e aplica o novo percentual digitado.
Após as alterações, clique em Salvar.

*Caso esteja continuando um Pedido (Ações>Continuar), ative a opção Editar Preço dos Produtos, e então aplique os descontos.
Clique em Salvar.

Desconto

 


Transferir Pedido para Filial

Para Empresas e Filiais com cadastros Unificados, será possível transferir o pedido da Matriz para Filial. 

Selecione o pedido de venda desejado e em Ações em Massa escolha Transferir e clique em Enviar.

Transferir Pedidos

Acesse a Filial e verifique que os pedidos transferidos já se encontram em Pedido/Proposta.

 


Envio de Pedido/Proposta – WhatsApp

Para enviar um arquivo pdf de um pedido/proposta ao whatsapp do seu cliente, você precisa acessar o módulo Vendas, e clicar no menu Pedido/Proposta, como mostrado abaixo:

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Ao clicar em Busca Avançada, serão exibidos filtros de pesquisa, onde você poderá colocar informações do pedido/proposta que você esteja procurando como por exemplo: Data de Emissão, Número, Cliente, Vendedor, etc. Feito isso, clique em buscar.

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Ao localizar o pedido/proposta que você precisa, clique no botão Ações e na opção Enviar Whatsapp.

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Após clicar na opção Enviar Whatsapp, irá abrir uma janela onde você poderá informar o número do whatsapp que deseja enviar o arquivo pdf.. Caso você já tenha cadastrado algum número de celular ao efetuar o cadastro do seu cliente no sistema, esse número aparecerá nessa janela para você poder selecioná-lo.

No campo Mensagem, será incluído automaticamente um link para impressão do arquivo pdf do pedido/proposta de venda. Você poderá acrescentar mais informações nesse campo, se desejar.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Mensagem.gif

Não é possível enviar para o whatsapp sem que os campos número ou mensagem estejam preenchidos.

Finalize clicando no botão Enviar. Após esse procedimento, será aberto o Whatsapp em seu computador para que você possa concluir o envio.


xPed e nItemPed

Para informar estes campos, ao editar/emitar a nota, clique na aba Produtos e clique na engrenagem ao lado de cada produto, o xPed será o campo Nº do pedido de compra:, e o nItemPed será o campo Nº item do pedido.
O xPed aparecerá no rodapé do Danfe e o nItemPed aparecerá no XML.


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